Relembre a primeira passagem de Vanderlei Luxemburgo como técnico do Vasco, em 2019
Sábado, 02/01/2021 - 08:06
- Eu quero me tornar um ídolo do Vasco. Eu nem vou falar do Flamengo. Só vou aceitar perguntas do Vasco. Quero que falem "esse cara é f...".

Com essas palavras, Vanderlei Luxemburgo iniciou sua passagem pelo Vasco em 8 de maio de 2019. Se não se tornou ídolo, foi aclamado a cada jogo pela torcida em São Januário e deixou muitas saudades ao se transferir para o Palmeiras em dezembro do mesmo ano. Fez o vascaíno esquecer seu coração rubro-negro e tornou-se muito popular ao tirar o time da lanterna do Brasileiro e levá-lo à Sul-Americana de 2020.

O treinador de 68 anos está de volta, novamente nos braços da torcida e se apresenta ao elenco que tão bem conhece neste sábado. Para lembrar a intensa relação, o ge separou momentos especiais, passando por frases, atitudes e partidas marcantes.

Preleções históricas: "essa camisa pesa pra c..."

Famoso por seus discursos motivacionais, Luxa viu a preleção dada antes do empate por 1 a 1 com o Palmeiras, em julho de 2019, viralizar pela veemência de seu discurso. Com palavrões aos montes, recorreu à histórica virada na decisão da Mercosul de 2000, vencida pelo Vasco por 4 a 3 após o Palmeiras abrir 3 a 0.

- O Vasco tem um capítulo importante pra c... aqui nesse estádio! Aqui dentro, c...! O Vasco quando jogou aqui era Vasco perdendo, botou Vasco em campo e ganhou a p... do jogo e foi campeão aqui. Tá na história do Vasco da Gama, quero que vocês construam a história de vocês. Cabe a nós recuperarmos essa beleza que é a história do Vasco. Não tenham medo de ser felizes. Essa camisa pesa pra c...!

Outras palestras feitas antes de jogos contra CSA (0x0) e Flamengo (4x4) também marcaram bastante, principalmente pelas analogias que geraram memes junto à torcida. A famosa frase é para jogar "apontando para o céu" apareceu antes de ambos os confrontos. E disse que o Clássico dos Milhões é vencido por quem tem mais "colhão roxo".

Abertura dos treinos antes da Copa América: "O x-9 vai se f..."

Ainda na sala de imprensa São Januário após concluir seu quinto jogo à frente do Vasco - com vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, em 13 de junho -, Luxemburgo anunciou que não fecharia mais os treinos da equipe. Estava na bronca porque a escalação havia vazado antes da partidas anteriores.

- O X-9 vai se f..., a informação vai passar para todo mundo ao mesmo tempo. Se eu descobrir quem está passando a informação para fora, eu vou ter que mandar alguém embora. Para não tirar alguém daqui, prefiro abrir - afirmou o treinador após o triunfo sobre os cearenses, último jogo antes da paralisação provocada pela Copa América.

Ida a Foz do Iguaçu: o gás que o time precisava

Durante a paralisação da Copa América, entre junho e julho de 2019, Vanderlei Luxemburgo levou os jogadores para Foz do Iguaçu, no Paraná, onde a equipe fez três amistosos e venceu todos.

Na sequência da campanha de recuperação que tirou o Vasco da "confusão", os jogadores sempre ressaltaram a importância da "fuga" para Foz.

Depois que por lá passaram, os jogadores se uniram ainda mais e identificaram de vez em Luxa um líder que os afastava dos problemas extracampo.

No fim da passagem por Foz, Luxa viveu situação engraçada. O torcedor vascaíno André Lopes dos Santos filmava jogadas ensaiadas e acabou sendo confundido com um novo "x-9". Terminada a atividade, mostrou a carteirinha de sócio a Luxemburgo e tirou foto com o treinador.

- Era só o que faltava aparecer X-9 até aqui (risos) - brincou Luxa.

Inovação: escalação divulgada por Youtube

Em mais uma atitude no sentido de não esconder nada no Vasco, em 8 de agosto Luxemburgo foi inovador ao divulgar a escalação para a partida contra o Goiás, que seria disputada três dias depois. E o fez via Youtube. Deu certo. Sem surpresas, o Vasco venceu por 1 a 0 no Serra Dourada.



Vasco 2x0 São Paulo: a grande atuação do time no desabrochar de Talles, aposta de Luxa

Das 15 vitórias conquistadas por Luxemburgo em 37 partidas, a de 2 a 0 sobre o São Paulo, em 25 de agosto, foi de longe a mais marcante. Pela atuação e a postura do Vasco, mas também pelo desabrochar de Talles Magno, aposta do treinador. Tão logo que chegou, espantou-se com a habilidade da joia, então com 16 anos e perguntou: "Quem é esse moleque?". O desconhecimento a respeito de Talles se justifica, já que ele não vinha atuando no sub-20.

Pois bem: o garoto não tomou conhecimento de Juanfran, colecionou dribles e marcou belo gol. Terminou o ano como destaque e titular absoluto. Fellipe Bastos fechou a conta também numa bonita finalização.

A combinação entre o ótimo jogo dentro das quatro linhas e o show na arquibancada de São Januário deixou Luxa eufórico, que bradou aos jogadores no pós-jogo.

- Hoje nós jogamos como Vasco da Gama, grande pra c..., fazendo o adversário saber que é f... pra ganhar da gente na nossa casa. Essa torcida abraçou porque vocês têm comportamento de homens. Vocês não têm noção do que estão fazendo, isso aqui é muito grande. Vocês vão ficar na história do Vasco, e eu quero estar junto com vocês. Parabéns, rapaziada! Foi do c...!

Histórico 4 a 4 com o Flamengo e vitória sobre o Cruzeiro marcam reta final

Se a vitória mais marcante do Vasco no Brasileiro 2019 foi a sobre o São Paulo, o jogo mais eletrizante foi o empate por 4 a 4 com o então bicho-papão Flamengo.

O arquirrival ostentava longa invencibilidade e fazia seu último jogo no Rio antes da final da Libertadores. Começou avassalador, com gol de Éverton Ribeiro no primeiro minuto. O Vasco virou com Marrony e Pikachu, e o Flamengo empatou. Mais uma vez o time de Luxa esteve à frente, com Marcos Júnior, e Bruno Henrique devolveu a vantagem aos rubro-negros.

Nos acréscimos, bola na área flamenguista, e Ribamar jogou um balde de água fria na torcida adversária. No vestiário, Luxa exaltou o grupo e falou que se tratava de um jogo histórico.

- Orgulho do c... de trabalhar com vocês. Brio, vontade, raça, colhão e determinação. Flamengo é Vasco assim: se entrar frouxo, se f... Tem que respeitar a tradição desse time. C..., vocês estão de parabéns. Jogamos um grande clássico, de igual para igual. Vocês jogaram com a p... apontada para o céu, saímos de cabeça em pé. Eu estou satisfeito, isso aqui me completou. Daqui a 10 anos vão falar desse jogo.

Ter parado um Flamengo em grande fase devolveu a Luxemburgo o tratamento de técnico top no Brasil, e ele explicou que estratégia utilizou para frear o time de Jorge Jesus.

- Eu queria que os laterais deles passassem, que o Arão, que é um jogador que sabe sair jogando, se apresentasse para o jogo, porque iam tentar e iam perder a bola. Quando perdessem, eu teria as laterais. Estudamos o adversário. O que eu fiz foi uma coisa que não tinha visto ninguém fazer. Ele encolhe o Arão, abre os dois zagueiros, adianta os laterais jogando. O que eu fiz? Matei os zagueiros para não terem conforto.

O jogo que praticamente selou a fuga da degola foi em 2 de dezembro, com o Caldeirão pulsando, contra o Cruzeiro. O colombiano Guarín, contratado em outubro e que àquela altura já estava nas graças da galera, garantiu com gol aos 10 minutos.

O golaço, com uma batida de qualidade, foi a senha para novo show em São Januário. Os quase 20 mil vascaínos foram à loucura, e Rossi até tomou a cabeça do Almirante na comemoração.

Gestor respeitado, Luxa afastou Maxi López e convenceu Guarín "em 10 minutos"

Além das vitórias, discursos inflamados e frases engraçadas, Vanderlei Luxemburgo ganhou o grupo por exercer o que projetara lá atrás na apresentação, em 8 de maio: "continuar sendo um head coach".

Tomou conta do vestiário, blindou o grupo de problemas extracampo, principalmente relacionados aos constantes atrasos salariais, e lançou mão de decisões importantes. Centralizou o futebol e atuou como um manager.

Uma delas deu-se em seu primeiro mês de Vasco quando, após conversas e cobranças, fez Maxi López sentir que não se enquadraria. Estipulou metas, mas o argentino não gostou e pediu a rescisão amigável.

Foi figura importante também na contratação de Fredy Guarín, que deu acréscimo de qualidade na reta final da competição. Em sua apresentação, o colombiano disse que Luxa o convenceu rapidamente a escolher o Vasco.

- É engraçada a situação que vivi. Foi muito rápida a decisão. Estava em viagem com a minha família. Aristizábal (ex-jogador) me perguntou se eu queria vir jogar no Vasco, e eu falei que iria escutar. Ele disse: "O mister vai te ligar". Falamos dez minutos, ele me convenceu. Pedi dez minutos para conversar com a minha família. Minha mulher ouviu a conversa com o mister e disse que sim. São elas que mandam, né? (risos) - afirmou.

Como gestor, também cometeu erros, casos das contratações de Marquinhos e Clayton. Ambos foram muito mal, principalmente o primeiro. O volante Richard, também indicado por ele, foi titular, mas também não se destacou.

Fim de ciclo por não haver "acordo financeiro e filosófico"

A primeira passagem de Vanderlei Luxemburgo foi breve. Durou apenas sete meses (219 dias), mas criou fortes laços entre o treinador e o clube. Foram 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas.

A interrupção da intensa e apaixonada relação deu-se, segundo Luxa, por divergência financeira e em relação à ambição do clube.

- Primeiramente queria agradecer do fundo do meu coração ao torcedor do Vasco da Gama, à sua diretoria, aos conselheiros, dirigentes em geral do Vasco e ao presidente Campello. Pela maneira como fui tratado pelo Vasco da Gama, pelo respeito, carinho e admiração que tiveram comigo. Do fundo do coração agradeço ao torcedor por ter entendido minha proposta de trabalho. Foi um momento maravilhoso da minha vida do trabalho. Infelizmente não chegamos a um acordo financeiro e filosófico para a próxima temporada. Isso faz parte do jogo. É vida que segue.

A vida seguiu, Luxa foi para o Palmeiras, sagrou-se campeão paulista, mas acabou demitido. Novas voltas foram dadas, e o treinador retorna a São Januário. Será novamente um amor efêmero ou uma longa história acaba de ser iniciada? O atual contrato é válido até o fim do Brasileiro, em fevereiro. Aguardemos os próximos capítulos.

Fonte: ge