Sede do Calabouço volta a ser palco de eleição do Vasco após 12 anos
Sábado, 14/11/2020 - 10:59
A sede do Calabouço, no centro do Rio de Janeiro, será o destino dos sócios do Vasco que irão votar de maneira presencial, na eleição que acontece hoje (14) para definir o futuro presidente do clube — também há a opção de escolher o candidato via internet. O local, inclusive, já recebeu um outro pleito do Cruz-Maltino, que também teve polêmica e foi parar na Justiça.

A corrida eleitoral deste ano acontece depois de muita discussão nos bastidores e medidas judiciais. Hoje, o evento não será em São Januário devido ao fato de o estádio estar cedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais, que acontecem amanhã (15).

O pleito que transcorreu na Colina no último sábado (7) foi suspenso por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi realizado depois de uma decisão judicial publicada na noite anterior e derrubado no sábado à noite, quando entrava na reta final de votação.

Agora, diante do cenário, o Calabouço volta a ser palco da escolha do novo presidente do Vasco, depois de pouco mais de 12 anos.

Em junho de 2008, Roberto Dinamite, um dos maiores ídolos da história do Vasco, venceu a disputa presidencial em eleição que aconteceu nesta mesma sede. Na ocasião, encabeçava a chapa "Por Amor ao Vasco".

A votação aconteceu após a Justiça anular, em março daquele ano, o pleito que havia acontecido em novembro de 2006 e que apontou triunfo de Eurico Miranda, então presidente. À época, apontando diversas irregularidades, a chapa de oposição ingressou na Justiça. A escolha pelo Calabouço também teve ligação com a própria ação, em que a oposição alegava problemas que haviam acontecido em São Januário anteriormente.

Eurico chegou a alegar que o local estava em obras para manutenção. À época, a oposição chegou a dizer que a movimentação foi deliberada apenas para tumultuar ainda mais o processo, mas a votação foi realizada.

Hoje, após todo o imbróglio, os sócios cruz-maltino terão a opção de dois candidatos: Jorge Salgado, da "Mais Vasco", e Julio Brant, da "Sempre Vasco". Alexandre Campello, liderança da chapa "No Rumo Certo", retirou a candidatura na última terça-feira.

Enquanto isso, Leven Siano, da chapa "Somamos" — que teve mais votos na movimentação suspensa pela Justiça —, afirmou que não participaria de novo evento e, inclusive, incentivou correligionários a boicotarem a eleição de hoje. Sergio Frias, da "Aqui é Vasco", garantiu que só participaria caso Leven também estivesse na disputa, o que não ocorreu.

Sede do Calabouço

A sede do Calabouço, talvez, seja um pouco menos badalada que São Januário e a Sede Náutica da Lagoa, palco de diversas reuniões de Conselhos do clube. Porém, não menos importante na História do Vasco.

Ela nem sempre esteve localizada no Aterro do Flamengo, onde é atualmente, e também ajuda a contar a trajetória da cidade do Rio de Janeiro.

"A sede náutica do Calabouço está diretamente ligada aos primórdios do clube e sua relação com o mar. Em julho de 1899, o Vasco se transferiu do bairro da Praia Formosa, na Ilha das Moças, para o Passeio Público. Ali, onde é hoje a Praça Mahatma Gandhi, teve a sua sede na então Travessa do Maia, de frente para a praia do Boqueirão. Em 1906, após "Bota-Abaixo" de Pereira Passos, já bicampeão na gestão Candido de Araújo, se transfere para a sua mítica sede na rua Santa Luzia, onde permanece até 1942", contra Henrique Hübner, pesquisador e ex-diretor do Centro de Memória do Vasco.

A sede passou por vários locais até ocupar a área atual, onde "chegou" na reta final da década de 60, com a construção do trevo dos estudantes no aterro do Calabouço.

"O Vasco, a partir de 1942, passou a ter uma sede administrativa no Edifício Cineac, junto à rua da Ajuda, e a garagem de barcos do centro passou para o galpão da Rua Santa Luzia, defronte à Santa Casa de Misericórdia que seria a primeira sede no Calabouço. Em 1953, após o aterro da ponta do Calabouço, é instalada nova sede náutica ao lado do restaurante dos Estudantes, onde foi velado o estudante Edson Luís, assassinado durante as manifestações estudantis de 28 de março de 1968. Em 1969, com a construção do trevo dos estudantes no aterro do Calabouço, a sede passa para o atual local, para onde todas as demais sedes dos clubes de regatas históricos do centro da cidade permanecem até hoje. É atualmente a única sede que oferece lazer para o sócio", completa Hübner.



Fonte: UOL