Leven Siano: 'A eleição de amanhã será perda de tempo. Será anulada antes, durante ou depois'
Sexta-feira, 13/11/2020 - 21:22
Em nova movimentação na atribulada eleição do Vasco, o candidato Luiz Roberto Leven Siano ingressou com uma reclamação constitucional junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) no fim da tarde desta sexta-feira a fim de reconhecer o pleito do último sábado em São Januário, no qual foi o mais votado. Relatora do processo, a ministra Cármen Lúcia não acatou e negou seguimento ao mesmo.

Na última quinta, ele já havia pedido reconsideração da decisão proferida pelo ministro Humberto Martins, presidente do STJ, que suspendeu a realização e os efeitos legais da eleição presencial de São Januário, na qual terminou como o mais votado. Nesta sexta, também no STJ, a defesa de Leven entrou com mandado de segurança a fim de impedir o pleito marcado para o próximo sábado, convocado pelo Vasco oficialmente na quinta-feira. Tais processos ainda não foram encerrados.

Leven Siano e sua defesa seguem confiantes em validar o resultado do pleito de São Januário apoiados somente no recurso com o qual entraram junto ao Superior Tribunal de Justiça. Na visão de Leven, a eleição convocada pelo Vasco para este sábado, a ser realizada exclusivamente online, será "perda de tempo".

- O recurso já foi dado entrada no STJ, como tem que ser. O problema é que o presidente do STJ, não se sabe o porquê, está sentado em cima do processo por uma semana, impedindo sua distribuição desde segunda-feira. Uma vez o recurso sendo julgado, o resultado não pode ser outro que não a queda da liminar (que suspendeu a eleição do sábado). Quando julgado (o recurso), serão reveladas as ilegalidades cometidas politicamente pelo presidente do STJ, é apenas questão de tempo. A eleição de amanhã (sábado) será perda de tempo. Será anulada antes, durante ou depois. Para isto, basta o presidente do STJ sair de cima do processo. A decisão do STJ foi política, não tem nada de jurídico - afirmou Leven Siano.

Vale destacar que Leven Siano, por se considerar presidente eleito após o pleito presencial do sábado passado, não participará da eleição online marcada para este sábado. Sérgio Frias, que reconhece o mesmo, e Alexandre Campello, "a fim de dar lisura ao processo", também renunciaram.

Mesmo que não consiga derrubar o pleito marcado pelo Vasco para o próximo sábado com as ações movidas no STJ, a ser realizado entre 9h e 22h em ambiente exclusivamente virtual, a defesa de Leven Siano acredita que o resultado do pleito, caso este ocorra, pode ficar sub judice.

Fonte: ge