Juniores: Weverton, Caio Lopes, João Laranjeira e João Pedro podem subir para os profissionais em breve
Quinta-feira, 01/10/2020 - 10:32
A ideia de produção fabril de talentos faz a cabeça de Carlos Brazil, gerente das divisões de base do Vasco. Convidado do oitavo episódio do podcast "30 Minutos de Vasco", disponível no site do jornal O GLOBO, o dirigente citou quatro novos talentos mais próximos de deixarem a linha de montagem e serem entregues definitivamente ao consumidor final, o técnico Ramon Menezes. É questão de tempo até que Weverton, Caio Lopes, João Laranjeira e João Pedro sejam integrados definitivamente aos profissionais.

— Eu não gosto muito de citar nomes porque isso gera uma responsabilidade muito grande para o menino — ressaltou Brazil: — Eu diria que há uma expectativa da torcida muito grande em torno dos meninos de último ano, Caio, João Pedro, Laranjeira e Weverton. Ficam na base até fevereiro e automaticamente seguem para a equipe principal. Eles têm contratos longos, há grandes chances de se destacarem no profissional.

O estouro da idade em 2021 é um dos motivos, mas não o único. Os quatro estão no radar da comissão técnica principal desde o ano passado e já participaram de treinos com os mais velhos, que servem para serem observados mais de perto e para se adaptarem ao nível de exigência físico do profissional. Dependendo das necessidades do elenco adulto e do desempenho mostrado, são puxados mais cedo ou não para realizarem o sonho de serem profissionais.

Foi o caso de Miranda, Bruno Gomes, Juninho, Talles Magno e Vinícius. Titulares do Vasco no empate com o Red Bull Bragantino, domingo, pelo Brasileiro, todos eles ainda têm idade para atuarem na equipe sub-20 de São Januário. Largaram na frente justamente por terem se mostrado prontos quando requisitados no profissional.

Entre os quatro citados por Brazil, Caio Lopes é um dos mais badalados. Meia de criação, é lembrado frequentemente por torcedores que acompanham a base mais de perto e que estão insatisfeitos com Bruno César como primeira opção na ausência de Benítez — Bruno está de saída para o Penafiel, de Portugal, e pode abrir espaço no elenco. O garoto tem convocações para a seleção sub-15 e sub-17.

João Laranjeira é outro meia criativo do elenco sub-20. No Vasco desde o infantil, superou lesões recentes e é o camisa 10 do time na disputa do Brasileiro da categoria. Foi titular nas duas partidas da equipe — derrota para o Cruzeiro e triunfo diante do Vitória. Quem também joga no meio, só que de volante, é Weverton. Ele tem bem menos tempo de Colina: foi contratado em 2019 para o elenco sub-20 depois de chamar a atenção do clube na Copa São Paulo daquele ano, quando enfrentou o Vasco atuando pelo Mantiqueira.

Completa o quarteto que gera esperanças no Vasco o meia-atacante João Pedro. Dos citados por Brazil, é o único que já atuou pelo time profissional: entrou no segundo tempo do clássico contra o Flamengo, em janeiro desse ano, pelo Campeonato Estadual. O técnico na época era Abel Braga.

Artilheiro corre por fora

MT não foi citado por Carlos Brazil entre os mais próximos de chegar ao profissional. Talvez por ter ainda 19 anos, ou seja, com mais uma temporada na base, ao menos na teoria. Talvez por não ser jogador do Vasco e ter contrato de empréstimo até o fim de 2021. Mas o fato é que o garoto tem se destacado na equipe sub-20 em 2020.

O atacante é o artilheiro do time desde o recomeço do calendário depois da pandemia: foram quatro gols em cinco partidas no Brasileiro Sub-20 e no Estadual da categoria. Seus direitos econômicos são do Volta Redonda.



Fonte: Extra Online