Adversários neste sábado, Talles Magno e Marcos Paulo já vêm se enfrentando desde as categorias de base
Sábado, 29/08/2020 - 09:13
Marcos Paulo e Talles Magno se conhecem desde criança. Nas divisões de base de Fluminense e Vasco, eles se enfrentam várias vezes por anos e sempre como as joias de suas equipes. Não à toa, queimaram etapas, e, em 2019, viraram a grande esperança de suas equipes. A comparação entre eles é antiga. Amigos fora de campo, eles se reencontram hoje, já profissionais, às 19h, no Maracanã, para um clássico diferente para os dois.

A rivalidade sadia cresceu bastante no sub-17, quando Talles, enfim, desabrochou o potencial que o luso-brasileiro do Flu já mostrava em competições de categorias inferiores. Marcos Paulo levou a melhor e costumava provocar bastante o Cruz-Maltino pelo histórico positivo em São Januário.

"Tô acostumado a ganhar do Vasco (risos). Em São Januário sempre faço gol. A gente, às vezes, precisa ir até os pênaltis, mas perder? Esquece", destacou Marcos Paulo antes do segundo jogo final do Carioca sub-17 em 2018. Naquele dia, nas Laranjeiras, o placar foi 1 a 1. Os gols foram dele e de Talles Magno. Na decisão, o Fluminense venceu na Colina e saiu com o título.

A dupla também divide holofotes no mercado da bola. No início do mês, o jornal espanhol Marca listou as dez principais promessas do Brasileirão. Os dois primeiros? Marcos Paulo e Talles Magno.

Isso porque o ano de 2019 foi excelente para ambos. Ainda que o número de dois gols não seja tão expressivos, aos 17 anos, Talles foi o grande nome do Vasco de Vanderlei Luxemburgo que escapou da "confusão". Do lado tricolor, Marcos Paulo marcou seis vezes e deu quatro assistências, sendo muito importante na campanha contra o rebaixamento e classificação para a Copa Sul-Americana.

O problema é que em 2020, os jovens veem outra face da expectativa criada: a frustração com a evolução um pouco mais lenta. O atacante do Flu até tem bons números — seis gols e cinco assistências em 22 jogos —, mas vive mau momento e tem sido duramente criticado pelos torcedores nas redes sociais, assim como Talles Magno, que não balançou as redes nem mostrou o mesmo futebol desde que voltou da fratura no quinto metatarso do pé.

Em suas publicações no Instagram, por exemplo, os comentários antes positivos dos torcedores viraram ira com atuações consideradas ruins. Vídeos de chances perdidas do tricolor e de bolas erradas do vascaíno se acumularam no Twitter, contrastando com o status de joias que possuem nos clubes.

"Vai ter crescimento. Hoje já criei um mecanismo para o Talles jogar um pouquinho mais por dentro. Ele tem muito talento, e é um jogador em quem a gente confia muito. Todo torcedor do Vasco espera muito dele. Vai nos dar muitas alegrias", disse o técnico Ramon Menezes sobre o comandado.

Ao contrário da época em que eram "os caras" de seus times na base, Marcos Paulo e Talles Magno fazem clássico "diferente" neste sábado, como coadjuvantes de outros atacantes: Nenê, artilheiro do Brasil em 2020 com 15 gols, e Germán Cano, que marcou 12 dos 21 gols do Vasco na temporada.

''Marcos Paulo é um jogador de altíssima qualidade. Sempre me ajudou muito (risos). Tem alguns jogos que ele não faz gols, mas está sempre participando, ajudando o grupo. Em breve, ele vai voltar a fazer os gols, porque qualidade não falta", opinou o lateral Calegari, que também está acostumado com Talles Magno: "Esse confronto com o Talles, se tiver, na base já aconteceu muito, na seleção também, então espero que ele esteja em um dia ruim e eu ganhe todas (risos)".



Fonte: UOL