Lateral Henrique vira 'falso terceiro zagueiro' em esquema de Ramon Menezes
Terça-feira, 25/08/2020 - 11:25
São quatro jogos e apenas um gol sofrido, números que colocam o Vasco como a defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro 2020. Mas afinal, qual é o segredo da zaga cruz-maltina?

Boa parte de tal mérito cabe ao técnico Ramon Menezes. Efetivado ao cargo durante a paralisação do futebol brasileiro por conta da pandemia do coronavírus, ele apostou numa dupla de zaga de canhotos, mesmo com o "preconceito" que a opção carrega. Com isso, barrou o experiente Werley e colocou o jovem Ricardo Graça, que tem se adaptado bem atuando no setor direito ao lado do capitão Leandro Castan.

Outra carta na manga do treinador tem sido o posicionamento do lateral esquerdo Henrique, que virou uma espécie de "falso terceiro zagueiro", quase não avançando para deixar o promissor Talles Magno mais solto.

Além das questões técnicas, o Vasco tem contado ainda com a boa fase do goleiro Fernando Miguel. O arqueiro, por exemplo, foi eleito o melhor em campo no empate em 0 a 0 contra o Grêmio no último domingo (23).

Há ainda um ponto importante que tem sido a marcação por pressão desde os atacantes Germán Cano e Talles Magno.

"A gente trabalhou muito desde o começo. Logo nas minhas primeiras conversas com os jogadores, eu mostrei o que pensava. O sistema defensivo começa lá na frente, com o Cano e o Talles. É trabalho, dedicação e entrega. Fico satisfeito que o sistema defensivo bata no peito e esteja segurando. É o Castan, o Ricardo, o Henrique, o Winck e com o Fernando Miguel falando muito", disse Ramon após a vitória por 3 a 0 sobre o Ceará.

Fonte: UOL