Vasco volta a liderar o Campeonato Brasileiro após 2.979 dias
Sexta-feira, 21/08/2020 - 07:42
A sorte sorriu para o Vasco e talvez tenha sido um presente de aniversário adiantado — o clube completa 122 anos na sexta-feira. Na atuação mais apagada da equipe até aqui sob o comando do técnico Ramon Menezes, três lances inesperados foram concluídos com maestria por Cano, Fellipe Bastos e Lucas Ribamar. Com a defesa novamente bem, a vitória por 3 a 0 sobre o Ceará, no Castelão, deixou o time da Colina na liderança do Campeonato Brasileiro.

O aproveitamento segue de 100%. Em três partidas, foram três triunfos que deixaram a equipe com os mesmos nove pontos que o vice-líder Internacional, atrás dos cariocas no saldo de gols e com um jogo a mais. Desde 2012 que o time não ocupava o topo da classificação. A última vez tinha sido dia 23 de junho de 2012, quando foi derrotado pelo Cruzeiro na quinta rodada do Brasileiro e perdeu a liderança para os mineiros. No total, o jejum foi de 2.979 dias.

Na próxima partida, o Vasco enfrentará o Grêmio, domingo, em São Januário. Com os gaúchos prometendo uma escalação mista no fim de semana, aumentam as chances de o time carioca emplacar 12 pontos em 12 possíveis. Nem mesmo o mais otimista dos vascaínos poderia imaginar um começo tão bom.

O que permite o Vasco pensar tão alto neste início de Brasileirão? O bom desempenho da defesa é a primeira resposta. Ramon Menezes acertou o setor com a dupla Ricardo Graça e Leandro Castan e a transformação do lateral-esquerdo Henrique quase em um terceiro zagueiro. Nesta quinta-feira, o Ceará teve o domínio da bola em praticamente todo o jogo, mas nunca conseguiu pressionar o gol de Fernando Miguel com o ímpeto necessário. Tirando uma bola na trave no segundo tempo, pouco ameaçou.

Mas o sistema defensivo eficiente garantia somente o empate em 0 a 0. Tudo indicava que esse seria o resultado em Fortaleza. Até a metade do segundo tempo, nenhuma finalização sequer tinha ido na direção do gol defendido por Prass.

Então a maré mudou. Cano aproveitou roubada de bola na defesa do Ceará e abriu o placar. Fellipe Bastos teve a sorte de o passe errado de Talles Magno desviar e marcou um golaço. Para completar, já nos acréscimos, Carlinhos deu passe para Lucas Ribamar, que não desperdiçou: 3 a 0 e liderança garantida.



Fonte: Extra Online