Mussa convoca AGE para 25/08 com votação online e em separado para eleições diretas e reforma do estatuto
Sexta-feira, 14/08/2020 - 17:23
Bruno Marinho @bruno_marinho
Saiu a convocação de Mussa da Assembleia Geral Extraordinária do Vasco. A principal novidade: o presidente da AG optou por realizar a votação remotamente, pela internet. Além disso, seguem as votações separadas, da eleição direta e da reforma estatutária.



Fonte: Twitter do jornalista Bruno Marinho/O Globo


Mussa convoca Assembleia Geral Extraordinária do Vasco com votação eletrônica

Faues Mussa, presidente da Assembleia Geral do Vasco, encaminhou nesta sexta-feira ao presidente Alexandre Campello o edital de convocação da Assembleia Geral Extraordinária que tratará da reforma do estatuto do clube e da implementação da eleição direta do presidente administrativo. No documento, confirmou a data para a votação — dia 25 — e implementou uma novidade na história do Cruz-maltino: a votação remota, pela internet.

A alternativa encontrada por Mussa, teoricamente, resolve o problema da aglomeração de pessoas em tempos de pandemia da Covid-19. O presidente do Conselho de Beneméritos, Sílvio Godói, se posicionou contrariamente à realização da AGE, entre outros motivos, por causa do risco de a assembleia gerar aglomerações e, com isso, ser proibida de acontecer pelas autoridades municipais.

— Não tem outra maneira de fazer. Com a pandemia, tem de ser feito assim - explicou Mussa, para completar em seguida, ao ser questionado a respeito de como a votação remota deve acontecer: — Tem uma empresa contratada, vai ser tudo bem esclarecido.

No documento, Faues Mussa divulgou também o site que o sócio apto a votar terá de acessar para participar da Assembleia (assembleiavasco.elejaonline.com). A lista de votantes será divulgada pelo clube e os associados que estiverem ausentes terão direito de reclamar entre os dias 17 e 19. A relação de sócios definitiva será divulgada dia 21.

O presidente da Assembleia Geral confirmou a convocação de duas votações separadas. O sócio vascaíno terá que escolher se aprova ou não a implementação do voto direto para presidente e se aprova ou não a reforma do estatuto, aprovada no Conselho Deliberativo.

— Foi muita pressão, de todos os lados, mas sou representante dos sócios, da torcida. E eles querem apenas a eleição direta. Não sou contra o estatuto novo, o antigo é arcaico. Mas não podemos correr riscos. Eu sou como um síndico de um prédio — explicou.

Correntes discordam de Mussa

Diversas correntes políticas do Vasco discordam da maneira como Faues Mussa convocou a Assembleia Geral Extraordinária, dividindo as pautas, por acreditarem que apenas a reforma estatutária, na qual a eleição direta está incluída, deveria ir para votação.

Entre elas está o Conselho de Beneméritos e a "Identidade Vasco", capitaneada por Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo.

Há ações correndo na Justiça na tentativa de reverter a decisão de Mussa. Outro ponto que foi judicializado diz respeito à validade da lista de sócios formulada pela Junta Deliberativa. Uma ação derrubou o trabalho da Junta, que excluía sócios anistiados.

Nas últimas semanas, Faues Mussa, que é membro do Conselho de Beneméritos, teve de lidar com pressões para que fizesse a convocação de votação única. Roberto Monteiro, presidente do CD, chegou a enviar e-mail para Mussa afirmando que apenas a reforma do estatuto deveria ser pauta.

— Tenho 82 anos. Em 1958, virei sócio, em 1979, fui conselheiro pela primeira vez. O que estou fazendo é uma coisa para evitar que a gente veja novamente as eleições do Vasco irem para a Justiça, nosso clube não merece isso, faz mal para a instituição. O Vasco é um clube democrático e precisamos ser transparentes — disse.

Mussa ainda revelou que o atual mandato, como presidente da Assembleia Geral do Vasco, é o último na política do clube:

— Como político, para mim já chega. Quero ver o clube lá em cima e vou torcer da arquibancada, ao lado da minha família. Temos de escolher um presidente que sirva o Vasco e não que se sirva do clube.

Fonte: O Globo Online


Convocação para a Assembleia Geral

Confira o edital completo da Convocação para a Assembleia Geral Extaordinária clicando aqui.

Fonte: Site oficial do Vasco