Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, fala sobre a reforma do estatuto; veja vídeo
Domingo, 02/08/2020 - 23:36
O Presidente do Conselho Deliberativo Roberto Monteiro deu entrevista na noite desse domingo ao canal amigo "Na Torcida, Vascaíno" falando, em especial, sobre a reforma do estatuto do Club. Participaram do debate Léo Lacerda (âncora do canal), Caio Cutrim, Cristiano Mariotti, Mauro Bremer e Thiago Fontes "o Vascaíno do Cerrado" (todos membros do canal Super Papo Vascaíno). Confira abaixo alguns dos principais pontos respondidos por ele durante a entrevista.

NASCEDOURO DA REFORMA

Monteiro: "a reforma começa na 2a gestão do Roberto Dinamite. Foi fruto de um debate de uma comissão lá formada que firmou uma proposta mas dentro da indisponibilidade lá dentro, ela ficou subjacente. Participaram Dr. MaquIeira, Marcelo Oliveira, Léo Gonçalves, Antônio Carlos…Dr. Sílvio Godói, Taveira e outros nomes que esqueci. Consolidou a proposta e levamos aos Presidentes de poderes na época, mas ficou inviável na época para seu prosseguimento. Dentro dessa gestão, pegamos essa proposta e utilizamos como texto-base com outras pessoas que formaram uma nova comissão para estudá-la. Foi dada uma certa condição para que todos os lados pudessem participar dessa comissão. Abrimos as emendas para o quadro social do Club e depois pelos próprios conselheiros. Deliberamos que ela não teria um prazo fixo. Essa proposta nasce dali e ela avança. Teve um momento em que ela dá uma travada, mas depois destrava mas ela já estava, após, bem avançada. Foi praticamente assim que ela nasceu, com pessoas que deram seu tempo e intelectual por ela".

FORMAÇÃO DO COMITÊ

Monteiro: "na hora da formatação da condição, houve uma observação ao que estava formatado como divisão no Conselho Deliberativo. Houve a garantia da participação da gestão e do Conselho de Beneméritos também. É difícil abranger a todos, mas atendemos a um critério. Fizeram parte dessa reforma os 120 conselheiros mas já divididos em grupos e mais a gestão e o Conselho de Beneméritos. Tinha um corpo técnico também dando respaldo à comissão".

SUBSTITUIÇÃO DE MEMBRO DO COMITÊ

Monteiro: "se o Carlos Leão passou a ser da gestão, era mais do que justo a Sempre Vasco indicar uma pessoa que estivesse, de fato, representando mesmo o grupo. Mas aí não é da minha responsabilidade essa troca. O que é do grande debate é que os grupos representados por seus indicados tiveram na matéria suas emendas inseridas na proposta da reforma. 95% das emendas tratavam de eleições diretas e o texto incorporou. Outras emendas foram sendo inseridas para serem votadas, mas a gente nunca se furtou a recebê-las. Todos participaram, inclusive a Sempre Vasco participou até o último momento, sugeriu emendas e votou. Mas houve a participação de todos que quiseram, outros não quiseram participar o que é um direito também. A Sempre Vasco deu uma grande contribuição, o Conselheiro Renato Brito, inclusive. Fiquei surpreso, mas o porquê se posicionaram contra agora, só perguntando mesmo para a Sempre Vasco".

LEGITIMIDADE

Monteiro: "o Conselho é legítimo. A chapa que elegeu o Presidente foi eleita pelos sócios. Agora, se o cara que está dentro do Conselho sente que faz parte de uma ilegitimidade, essa pessoa deve renunciar. É bom colocar que o CD foi o conselho eleito pelos sócios".

PARTICIPAÇÕES E AGRADECIMENTOS

Monteiro: "de janeiro para cá, o Júlio e o Sérgio Frias chegou a participar de uma reunião da comissão. Quem pedia para participar, não havia problema. O debate é fruto de quem deseja participar. Se a pessoa não quer…cada um faz ali seu juízo de valor. Quero agradecer aqui publicamente ao Barata que deu uma grande contribuição. Quero dizer que lá dentro, os trabalhos foram conduzidos com debates de alto nível. O estatuto é o representante maior fruto desse debate fruto da democracia, de forma harmônica e de alto nível.

PONTOS POLÊMICOS DEBATIDOS

ARTIGO 162

Monteiro, sobre o artigo 162 da reforma do estatuto: "essa proposta surgiu de um ponto de vista de um consenso entre os beneméritos e a direção com participação de outros grupos que opinaram. O CF (Conselho Fiscal), em tese, delibera sobre o ano-base do Presidente no qual ele foi eleito esse CF fica prorrogado até 30 de abril para todas as gestões, pois ele termina o trabalho de fiscalização sobre o Presidente que conhece. Acaba de realizar a fiscalização sobre os trabalhos da gestão anterior. Essa recepção da antiga gestão para com a nova pode ser boa como pode também não ser. Estatutariamente, a data de ajuste para que o CF possa assumir e terminar seus trabalhos sobre a gestão anterior fica instituída assim sem que dependa desses fatores".

ARTIGO 70

Monteiro, sobre o artigo 70 da reforma do estatuto: "temos que entender que temos que ter os instrumentos tanto de um lado quanto para o outro. Há tendência para que nas próximas gestões haja uma parceria entre os Presidentes da DA e do CD. Deve-se ter parâmetros para convocar o CD. O que é inteligível dessa proposta é que o Presidente do CD puxa a pauta dessa convocação".

CAPÍTULO 7, PARÁGRAFO 3º

Monteiro, sobre o Capítulo 7, parágrafo 3º: "ninguém poderá fazer uma anistia e por o cara para votar. Há indícios veementes…pegou uma pessoa lá desequilibrada que não conhece nada do estatuto, nada da anistia e fez o que se viu…pro mal intencionado, se faz uma anistia marota para atender os bons amigos e se atender às pessoas. Não vou entrar no mérito da anistia, agora, do ponto de vista sob instituição do Vasco, a melhor forma encontrada foi a anistia no último ano, só que o anistiado não vota, evitando o manuseio da máquina eleitoral".

SOBRE A NÃO CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL (AG) PARA ADAPTAÇÕES OU ADEQUAÇÕES AO ESTATUTO

Monteiro: "a lei é superior ao estatuto. O que for lei, será adequada ao estatuto sem obrigatoriedade de uma convocação de uma AG. O custo de uma AG para o Club é muito alto, além de ser muito mais prático, dinâmico e desburocratizando o processo para algo que deve ser feito".

SOBRE O NÃO-TRATAMENTO DE CARGOS REMUNERADOS PARA DIRETORES PROFISSIONAIS

Monteiro: "não veio nenhuma proposta formal e objetiva para dirigentes remunerados obrigatórios no estatuto. Mas nada que impeça de avançarmos nessa matéria no futuro".

SOBRE A EXCLUSÃO DOS SÓCIOS ANISTIADOS DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

Monteiro, sobre a exclusão dos sócios anistiados pela AGE: "foi amplamente explanado todos os argumentos que geraram a não inclusão dos sócios nessa lista da AGE. Foi colocado na Internet as argumentações. Não posso entrar mais em detalhes agora, mas o importante é que tem todo um debate a respeito desse tema. Mas o que posso dizer é que a junta não exclui o sócio, e sim, diz que tem irregularidade. Nós temos mecanismos estatutários para se resolver essa questão da irregularidade".

SOBRE A INCLUSÃO DE SÓCIOS REMIDOS E BENFEITORES REMIDOS NA LISTA DE ELEITORES DA AGE

Monteiro: "sócio remido e benfeitor remido tradicionalmente não fazem recadastramento porque ele comprou um direito adquirido. Não se pode excluir ele do processo por conta disso".

SUA VISÃO GERAL SOBRE A REFORMA

Monteiro: "se essa reforma passar, qualquer um terá que se explicar inclusive o porquê de certos insucessos de sua vida profissional para ser candidato à Presidente do Vasco".

A entrevista completa pode ser conferida no vídeo abaixo:



Fonte: Super Papo Vascaíno (texto), Youtube Na Torcida Vascaíno (vídeo)