Na 1ª reunião online de sua história, Conselho Deliberativo aprova ata das reuniões que trataram da reforma do estatuto
Terça-feira, 28/07/2020 - 23:19
Na primeira reunião virtual da história do Conselho Deliberativo do Vasco, realizada nesta terça-feira pela plataforma ZOOM, a maioria aprovou ata das reuniões dos dias 29/01/2020, 04/02/2020 e 02/03/2020 que trata a reforma do estatuto como aprovada. Vale destacar que a mudança estatutária contempla as eleições diretas no Vasco.

Presidente do Deliberativo, Roberto Monteiro anunciou o resultado às 23h13. Foram 124 votos no "SIM" e 61 no "NÃO", com 13 ausências (estes deixaram a reunião após terem ingressado na mesma). Foram 198 presentes na sala online.

A exemplo do acontecido nas sessões pré-isolamento social, o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, permitiu que o GloboEsporte.com acompanhasse a reunião na plataforma adotada pelo Vasco.

Após o fim do encontro virtual dos conselheiros do Vasco, Monteiro elogiou o nível da sessão e fez elogios a quase todos os presidentes de poder, exceto Alexandre Campello, que não participou.

- Eu estou realmente até emocionado como vascaíno com o que aconteceu hoje. Fiquei muito feliz com a presença dos conselheiros e o nível da reunião. Foram 198 conselheiros, havia os mesmos de sempre querendo tumultuar, mas o nível foi altíssimo. O quórum foi atingido no ponto de vista dos dois terços para qualquer matéria. A redação final está aprovada com algumas retificações no texto. A matéria, que é a reforma do estatuto que contém a eleição direta dentro do nosso estatuto, vai como deliberação do Conselho Deliberativo para a Assembleia Geral. Foi um grande marco na história do Vasco.

- Que o nosso presidente (da Assembleia Geral) Mussa seja iluminado, que vamos dar todo o apoio a ele nesse processo, sempre na institucionalidade, entendo que ele deu grande contribuição e também todos os outros conselheiros que contribuíram para esse momento histórico. Agradeço também aos presidente Silvio Godoi (do Conselho de Beneméritos) e Edmilson Valentim (do Conselho Fiscal).

O desejo de sorte a Mussa se explica. Cabe a ele convocar a Assembleia Geral para que os sócios do Vasco ratifiquem de vez tanto a reforma estatutária quanto as eleições diretas, já aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

Durante reunião da Junta Deliberativa Eleitoral, na última sexta-feira, Mussa elegeu o dia 25 de agosto como o ideal para a realização da Assembleia Geral Extraordinária. A oficialização da mesma deve acontecer nos próximos dias.

Nesta quarta-feira, a Junta volta a se reunir para validar ou não informações financeiras de associados do Vasco a fim de definir a lista dos que estão aptos para participar da Assembleia Geral Extraordinária e, consequentemente, das eleições presidenciais no fim do ano.

Antes de a votação ser iniciada, conselheiros discutiram por mais de uma hora e meia uma proposta de reforma de redação feita por Leonardo Rodrigues em relação a alguns artigos. A partir daí, os grandes beneméritos José Carlos Osório e Luís Manuel Fernandes tiveram participação ativa em busca de um acerto consensual. Outros que pediram a palavra constantemente foram os conselheiros Renato Brito e Carlos Fonseca.

No início da reunião, o vice-presidente jurídico do Vasco, Rogério Peres Fernandes, informou que o presidente Alexandre Campello, "por uma emergência médica", precisou se retirar da reunião.

Minutos antes de o resultado ser anunciado, a segunda vice-presidente do Vasco, Sonia Maria Andrade, elogiou Roberto Monteiro pela votação online por ter comandado e, consequentemente, ter evitado o contato entre as pessoas. Sonia ainda disse que o sucesso que enxergou na reunião é uma mostra de que até mesmo as eleições presidenciais podem ser realizadas virtualmente.

Silvio Godoi, presidente do Conselho de Beneméritos, elogiou o nível da reunião, dizendo que foi uma das melhores que participou nos últimos anos.

Presidente da Assembleia Geral, Faués Cherene Jassus, Mussa, foi outro a elogiar a primeira votação virtual da história do Vasco. E, a exemplo de Sonia Andrade, afirmou que o encontro desta terça-feira mostrou que novos pleitos podem ser realizados onlines.

Às 23h17, Silvio Godoi puxou o primeiro "Casaca" online com uma microfonia impressionante que causou muitas gargalhadas.



Fonte: ge