Vôlei: Ex-técnica do Vasco, Isabel relembra final da Superliga Feminina 2000/2001; veja vídeo
Sexta-feira, 31/07/2020 - 13:47
Um dos momentos mais memoráveis da história do vôlei brasileiro é a final entre Flamengo e Vasco na Superliga Feminina 2000/2001. Na época, a rivalidade entre as duas grandes torcidas do futebol saiu das arquibancadas do Maracanã direto para os ginásios do vôlei. O ex-técnico e comentarista Marco Freitas fez uma viagem no tempo para recordar esse clássico em um bate-papo com os treinadores dos dois times daquela decisão: Isabel Salgado, do Vasco, e Luizomar de Moura, do Flamengo.

O Rubro-negro de Leila e Virna enfrentou o Vasco de Fernanda Venturini, Fabi e Márcia Fu na decisão. Na série da final de melhor de cinco, o Flamengo tinha a vantagem de 2 a 1. E o quarto jogo foi o mais emocionante da série decisiva. Diante de quase nove mil torcedores no Maracanãzinho, o time de Luizomar venceu o Vasco por 3 sets a 2, e levantou o troféu em uma final que entrou para a história da modalidade.

O SporTV3 vai reprisar esse jogaço no próximo sábado (1º de agosto), às 17h30. Isabel Salgado, atleta que foi precursora do vôlei brasileiro e que já foi campeã pela categorias de base do Flamengo, estava à frente do seu rival na época e revelou que, apesar da emoção do jogo, prefere esquecer aquela derrota.

- Pra falar a verdade eu não lembro muito não. Tento esquecer porque foi muito difícil, muito dura, e ao mesmo tempo foi muito especial. Um momento que você teve no voleibol uma partida como aquela, em um estádio lotado, Maracanãzinho cheio, com duas torcidas muito populares. Foi lindo e foi triste. Mas o Luizomar conduziu melhor e está aí a vitória do Flamengo que foi histórica - admitiu Isabel.

Naquele ano, Luizomar estava em uma posição completamente diferente de Isabel, figura já consolidada e reconhecida no esporte brasileiro. Hoje, o pernambucano de Caruaru é tricampeão da Superliga e coleciona títulos. Mas em 2000, ele nunca havia sido técnico de nenhum time e fez sua estreia no Flamengo após o convite Virna, quatro vezes campeã no Grand Prix e bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000.

- Eu nem pensei muito. Talvez, se eu tivesse pensado, eu não tivesse feito (risos) - disse Luizomar.

Como técnico estreante, Luizomar lembrou da desconfiança e a falta de credibilidade que recebeu na época, ainda mais em terras cariocas.

- No Rio, houve um questionamento, né? Por que um cara paulista, de São Paulo, com tantos treinadores bons que o Rio tinha? Então eu não tive vida fácil, até em algum jogo, quando eu ia cumprimentar treinadores, o pessoal sempre mantinha uma distância - lembrou Luizomar.

Ao longo do bate-papo, os técnicos relembraram também o lado ruim dos bastidores daquela final. Antes do começo da temporada, os clubes fizeram propostas ambiciosas às jogadoras, levando em conta o grande poder aquisitivo dos times de futebol, e que não foram cumpridas. Algumas atletas ficaram sem receber durante meses, e jogadoras mais experientes, como Virna e Leila, por exemplo, tiveram que arcar com os custos de alimentação da equipe.

- Tudo de bom que acontece no futebol e tudo de ruim aconteceu naquele jogo, naquela temporada (...) Tinha problema de pagamento, então lidar com aquela atmosfera toda era muito difícil - lembrou Isabel.



Fonte: ge