Jorge Salgado deve ser o candidato do grupo Mais Vasco nas próximas eleições
Sexta-feira, 31/07/2020 - 09:23
Convidado pelo grupo "Mais Vasco" a se candidatar para as eleições do Vasco, o empresário e grande benemérito Jorge Salgado mantém o clima de mistério até para aliados mais próximos, mas a decisão está tomada. A candidatura do ex-vice de finanças e ex-vice de futebol nos anos 1980 será lançada na semana que vem, nos primeiros dias de agosto.

Aos 73 anos, Salgado sairá candidato novamente depois de 23 anos - em 1997, a chapa liderada por Antônio Soares Calçada e Eurico Miranda derrotou Salgado e o grupo que tinha Olavo Monteiro de Carvalho, Arthur Sendas e Pedro Valente 1.930 votos a 1.167, na eleição dos sócios.

Nem o grande benemérito do clube nem o "Mais Vasco", formado por diversos grupos, ainda confirmam a definição e o lançamento da candidatura. O grupo aposta na união de novos nomes na política vascaína - são seis grupos ao todo que formam o "Mais Vasco", com Vitor Roma, da Confraria Vascaína, e Adriano Mendes, ex-VP de Campello e líder da Desenvolve Vasco, como algumas das lideranças - e o apoio de outros beneméritos e grandes beneméritos.

O anúncio do nome à frente da chapa "Mais Vasco" já era esperado para os últimos dias de julho e foi adiado para o início de agosto. Salgado se reuniu nos últimos dias com diversos personagens da política do clube, inclusive com outro pré-candidato, Leven Siano, e já trabalha na campanha e nos planos do grupo há algumas semanas.

Em 1997, apoio de Pelé e derrota polêmica

No dia 3 de julho, o ge informou que Salgado estava cotado e inclinado a aceitar o convite, mas ainda tentava fazer Alexandre Campello, atual presidente, desistir da eleição pelo desejo de enfrentá-lo nas urnas. Os dois mantêm boa relação e estiveram juntos novamente há poucos dias.

Campello indicou novamente que vai se candidatar para defender a atual administração e Salgado vai formar uma das chapas de oposição. O grande benemérito busca apoios de correntes mais antigas do clube, como do atual vice-presidente de futebol José Luis Moreira e até de outros nomes que apoiaram na última eleição Julio Brant, casos de José Carlos Osório, Carlos Roberto Osório e Nelson Sendas.

Empresário e sócio de corretora de valores, Salgado foi dirigente do Vasco na década de 1980. Em 1990, substituiu Eurico na direção da seleção brasileira na CBF, para a Copa do Mundo da Itália.

Em 1997, a chapa "Oposição Unida" de Salgado perdeu eleição tumultuada e com acusações de fraudes para favorecer a situação. O então ministro dos Esportes Pelé enviou carta a Salgado, na torcida pela sua eleição. Eurico Miranda, que seria o sucessor de Calçada, era deputado federal e um dos principais opositores a Lei Pelé, que passou em 1998. O apoio do atacante Edmundo e a grande campanha no Brasileiro (que garantiria o tricampeonato vascaíno) foram decisivos para a reeleição de Calçada.

Hoje, existem cinco pré-candidatos na eleição do Vasco: Augusto Ariston, Fred Lopes, Jorge Salgado, Luis Roberto Leven Siano, Luis Manoel Fernandes e Nelson Medrado Dias. O "Sempre Vasco" ainda prepara o lançamento de Julio Brant, que vai tentar a presidência pela terceira vez.



Fonte: ge