VP de patrimônio André Luiz Vieira fala sobre os cuidados com o gramado de São Januário
Segunda-feira, 27/07/2020 - 03:25
De olho no começo do Campeonato Brasileiro, o Vasco vai mudar o seu local de treinamentos nesta semana. Para preservar o gramado de São Januário, o elenco cruz-maltino vai passar a treinar no Estádio Ronaldo Nazário, do São Cristóvão, a partir de terça-feira. Em paralelo a esta mudança, o clube ainda estuda a possibilidade de fazer uma inter temporada fora do Rio de Janeiro para intensificar os treinamentos visando a competição nacional.

Desde a volta das atividades esportivas após a suspensão das competições no meio de março devido à pandemia do novo coronavírus, o elenco vascaíno tem treinado em São Januário por ser um dos locais liberados pela Vigilância Sanitário do Rio de Janeiro. Além dos treinamentos, o Vasco ainda realizou duas partidas oficiais e dois jogos-treino no estádio. Ainda que esteja revezando entre o campo principal e o anexo, o gramado já apresentou algumas falhas.

De acordo com o vice-presidente de Patrimônio do Vasco, André Luiz Vieira, esses problemas foram agravados pelo clima no Rio de Janeiro. Em contato com o Esporte News Mundo, ele comentou a necessidade de reforçar a manutenção do gramado de olho no Brasileiro. Das cinco primeiras rodadas, três são em São Januário. O primeiro duelo em casa é na segunda rodada, contra o Sport, em 13 de agosto.

– A gente fez uma intervenção antes do Carioca e essa semente de inverno só pegou em parte. Teve um período de muito frio e pouco sol e não favoreceu. Estamos dobrando o efetivo de pessoas para cuidar do gramado e vamos aumentar a adubação. O gramado vai passar por esse processo de adubação para incentivar o crescimento dessa semente. Vamos plantar mais sementes de inverno para que em torno de 10 a 12 dias já tenha o efeito desejado – afirmou André Luiz.

SEM RISCO DE LESÕES

Segundo o dirigente, além de uma cobrança com a empresa responsável pelo gramado, também houve uma conversa com a comissão técnica para falar sobre a carga de trabalho no gramado do Colina.

– Vamos fazer um planejamento com a comissão técnica, para ver a carga de treinos no gramado, para dar um descanso. Estamos alinhados com a Greenleaf, que são os caras que entendem, o engenheiro agrônomo. Fizemos uma cobrança bem dura essa semana com eles – afirmou o vice-presidente, antes de minimizar a possibilidade de lesões devido as condições do gramado de São Januário.

– Não tem risco nenhum de lesão. O gramado está nivelado. Em alguns lugares a grama não veio e tá prejudicado. Um pouco pela carga de treino, mas também pelo clima. A grana não respondeu bem. Mas nossa programação é que no Brasileiro o gramado já ter dado esse resultado. Estamos tomando as providências.

CLUBE ESTUDA INTERTEMPORADA

Os assuntos podem parecer ligados, mas não são totalmente conectados. Para além da necessidade de preservar o gramado de São Januário, a comissão técnica do Vasco quer aumentar a intensidade dos trabalhos de olho no Campeonato Brasileiro, além de entrosar melhor o time. Para isso, o clube estuda a possibilidade de fazer uma intertemporada fora do Rio de Janeiro. A informação foi dada inicialmente pelo canal "Atenção, Vascaínos" e confirmada pelo ENM. Entre as possibilidades já estudadas, está um hotel-fazenda no Espírito Santo.

Fonte: Esporte News Mundo