TJD indefere pedidos de Botafogo e Fluminense e mantém tabela da 4ª rodada da Taça Rio
Quinta-feira, 18/06/2020 - 21:53
Botafogo e Fluminense entraram com uma ação nesta quinta no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) para não irem a campo na segunda-feira, como marcado pela Ferj no reinício do Campeonato Carioca, e adiarem seus jogos dos dias 22 e 25 de junho para 1º e 4 de julho. Porém, o presidente do tribunal, Marcelo Jucá, indeferiu os pedidos de liminar e manteve a tabela do Estadual.

– Os fundamentos jurídicos lançados pelos clubes requerentes são absolutamente razoáveis, mas se postos em uma balança conjuntamente com a soberana vontade da maioria, não podem pesar mais. Lamento pessoalmente não flexibilização das datas, pois quem mais sofrerá com isso é a competição, contudo, por outro lado, seria absolutamente leviano entender que a vontade expressa por 14 (quatorze) clubes deve ser posta de lado em razão de outros dois – argumentou.

Por videoconferência, Jucá chegou a participar do arbitral da Ferj com os clubes na última segunda-feira e tentou convencer a todos de entrarem em acordo para evitar o cenário da Justiça. A Procuradoria do tribunal também entrou com pedido para requerer que seja mantida a partida entre Botafogo e Cabofriense na segunda-feira, em ação que foi deferida pelo presidente para o Alvinegro disponibilizar o Estádio Nilton Santos para o jogo, sob pena de multa de R$ 100 mil reais.

Se Botafogo e Fluminense não entrarem em campo com os jogos marcados, a dupla corre o risco também de a atitude ser considerada como abandono do torneio. Nesse caso, o regulamento geral de competições da Ferj em 2020 prevê severas punições. O artigo 9º §2º diz:

"A associação que pelo descumprimento do disposto no caput, desistir ou abandonar o campeonato estadual da categoria de profissionais será penalizada com multa e rebaixamento para a categoria, divisão ou série imediatamente inferior, no ano seguinte, em se tratando das Séries A e B, ou ficará impedida de participar no ano seguinte, em se tratando de associações da Série C".

Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos da Taça Rio, o Botafogo e Fluminense mantém chances de classificação para a semifinal. O Alvinegro é o quarto colocado do Grupo A com quatro pontos, empatado com o Bangu, em terceiro, e dois atrás do Boavista, em segundo, posição que vale a última vaga da chave. Por sua vez, o Fluminense lidera o Grupo B com nove pontos, mas ainda não está matematicamente garantido porque o Volta Redonda, terceiro lugar com quatro pontos, pode chegar a 10 e ainda enfrenta os tricolores.

O Fluminense também pode carimbar uma vaga direto para a final do Estadual através de melhor campanha geral, posto que ocupa atualmente com 24 pontos, dois a mais que o Flamengo. Mas para isso, o rival e concorrente direto, que venceu a Taça Guanabara, precisaria conquistar também a Taça Rio. Caso outro clube ganhe o returno, ele é quem fará a grande decisão com o Rubro-Negro.



Fonte: GloboEsporte.com