Edmundo relembra que teve participação na escolha de dupla de ataque do Vasco para 1998
Domingo, 24/05/2020 - 13:42
A Globo transmite neste domingo, a partir das 15h45, a reprise da final da Libertadores de 1998, quando o Vasco ganhou o título mais importante de sua história. E para ajudar a torcida vascaína a matar um pouquinho dessa saudade, o Esporte Espetacular voltou no tempo e mostrou como aconteceu a principal mudança na equipe para o ano de 98. Do ataque formado por Edmundo e Evair, campeões brasileiros de 1997, até a chegada na temporada seguinte da nova dupla Luizão e Donizete, que levou o clube à conquista do título continental. Mas o que quase nenhum torcedor sabe é que a escolha dos substitutos teve uma influência "animal!"

– O Luizão estava no La Coruña, mas não estava feliz lá na parte pessoal. Queria voltar. Mas sempre foi um grande goleador. E o Donizete tinha uma força incrível, velocidade pelo lado. Eu conversei muito com o doutor Eurico Miranda (na época, era o vice-presidente de futebol do Vasco) sobre eles. Eles lembravam muito o que éramos eu e o Evair no Palmeiras, de 93 e 94. Em várias conversas que tivemos chegamos a um consenso de que eles eram os substitutos – contou Edmundo, em entrevista ao Esporte Espetacular.

No estádio de São Januário, a colheita de gols sempre foi generosa e terreno fértil para os artilheiros, principalmente no final do século passado. Em 1997, o Vasco conquistou o tricampeonato brasileiro. Naquele timaço, o ataque contava com a genialidade de Edmundo e Evair, que reeditaram o grande sucesso no Palmeiras.

– Eu era um pouco mais de área e ele atuava pelos lados com mais velocidade. Apesar de que naquele ano, eu saia um pouco mais, tinha que sair até o volante para marcar e o Edmundo ficava para puxar o contra-ataque na velocidade e fez muito bem tanto que foi artilheiro da competição naquele ano – relembrou Evair.

Momentos inesquecíveis também para o torcedor vascaíno e apresentador Fabio Porchat, que durante a adolescência vibrou muito com os gols marcados pela dupla naquele ano.

– O Edmundo e o Evair arrebentaram. Em 97, para mim, foi a primeira vez que eu lembro de ver o Vasco ser campeão brasileiro, foi muito especial pra mim. Foi um time que eu me lembro de comemorar muito gol – afirmou Fabio Porchat.

Em 33 partidas, foram 69 gols, media de mais de dois gols por jogo. Edmundo marcou 29 gols e muitos deles com passes do reinventado Evair, que sempre foi artilheiro por onde passou. Mas a dupla foi desfeita para a temporada seguinte. Edmundo foi negociado com a Fiorentina, da Itália. Evair não teve o contrato renovado e deixou São Januário magoado.

– Eu não continuei porque o Eurico Miranda achou que deveria abaixar o meu salário. Eu gostaria muito de ter continuado porque o trabalho era bom e nós tínhamos a esperança de continuar com aquele nível de futebol que apresentamos em 97 – afirmou Evair.

Com as saídas de Edmundo e Evair, o Vasco precisava buscar novos nomes no mercado para formar uma grande dupla de ataque para disputar a Libertadores de 1998. E, mesmo vendido para a Europa, Edmundo participou diretamente da indicação dos substitutos para as vagas: sugeriu Luizão e Donizete para a diretoria.

– O Edmundo falou assim, você tem que me substituir, estou sendo vendido. Já estava praticamente certa a minha vinda para o Flamengo. Só que a gente morava no mesmo condomínio, então isso facilitou bastante o negócio com o Vasco. Certa vez, no portão, por volta de meia-noite e meia, o interfone tocou. Eu vi um gordinho e um magrinho. Quem seria? Era o Eurico Miranda e o Edmundo. O Eurico disse que era para um esquecer a Gávea porque eu seria o "Pantera Vascaíno". E eu concordei – recorda Donizete.

Eurico Miranda, na época, era o vice-presidente de futebol do Vasco e dava a essas disputas de contratações, um ar de vitória do clube sobre os rivais. E assim Donizete e Luizão chegaram em São Januário. Com eles, a caravela vascaína foi ainda mais longe. O clube conquistou o inédito titulo da Libertadores de 1998, superando o Barcelona de Guayaquil na final. Mas o novo ataque sofreu bastante, principalmente no início, com a pressão de ter que substituir a dupla que foi campeã nacional no ano anterior.

– Foi complicado, não foi fácil, a torcida ainda estava com o coração apegado ao Edmundo e ao Evair. A campanha da Libertadores começou com duas derrotas e um empate nas três primeiras rodadas da fase de grupos. Só tínhamos um gol marcado. Então, imagina – disse Donizete.

– O Donizete gostava de jogar mais pelos lados, eu mais centralizado. Nosso estilo de jogo era parecido muito de ir em busca da vitória, dois atacantes brigadores, atacantes que brigavam muito pelo resultado. A gente nunca quis saber quem era o melhor, quem não era. Então isso ajudou bastante – completou Luizão.

De fato, a força física, a velocidade, o compromisso tático deram ao Vasco versão 98 uma cara mais coletiva, com responsabilidades e protagonismo divididos.

– O diferencial das duplas, eu acho que a gente sempre sabia que o Edmundo resolveria e, em 98, todos apareciam porque não tinha a genialidade do Edmundo – afirmou o comentarista Pedrinho, que integrou os elencos do Vasco de 1997 e 98.

Na inesquecível campanha da Libertadores de 1998, o Vasco marcou 17 gols, sendo 12 feitos por Luizão e Donizete. E, mesmo 22 anos depois, a inédita taça vascaína segue com um brilho incrível e eternizada, com muito carinho, na memória de torcedores e jogadores.

– Eu brinco com todo mundo no Vasco que passaram atacantes melhores do que eu e o Donizete. Mas quem ganhou o título mais importante da história do Vasco, de atacante, fomos eu e ele. Então, isso não tem preço, cara. Foi um período maravilhoso que vivi no Vasco – concluiu Luizão.



Fonte: GloboEsporte.com