Regulamento do Estadual permite que clubes tenham representante na cabine do VAR
Sábado, 11/01/2020 - 18:29
Se tem uma Federação que gosta de inovar é a do Rio de Janeiro. O VAR no Campeonato Carioca deste ano promete! Isso porque o regulamento da competição prevê que as equipes poderão indicar um representante para ficar na cabine vigiando o trabalho da arbitragem. O protocolo da FIFA não permite a presença de pessoas estranhas à arbitragem na cabine do VAR.

No regulamento também está escrito que são "terminantemente vedadas quaisquer tentativas de interferência, interlocução, manifestação ou reclamação, sob pena de exclusão do recinto." Porém, é difícil imaginar que essas pessoas fiquem caladas quando se sentirem prejudicadas pela arbitragem.

O Regulamento do Carioca foi aprovado em outubro de 2019, antes da mudança na presidência da Comissão de Arbitragem. O novo chefe dos árbitros, José Carlos Santiago, afirmou que irá resolver essa situação com o presidente da FERJ na semana que vem.

Há luz no fim do túnel, mas por segurança vamos aguardar o início da competição. Se o objetivo é dar transparência ao processo do VAR, basta divulgar os áudios e as imagens após a partida. Isso sim é permitido pelo protocolo da FIFA desde que seja por motivos de transparência e integridade do processo.



Fonte: GloboEsporte.com