Dos 18 contratados em 2019, só 3 chegam ao fim do ano titulares: Richard, Guarín e Rossi
Domingo, 08/12/2019 - 12:53
O Vasco termina o Campeonato Brasileiro em festa: enfrenta a Chapecoense neste domingo, às 16h, com o Maracanã lotado, shows de artistas vascaínos no campo e da torcida na arquibancada. Mas onde há esperança, há cobrança. O cruz-maltino termina o ano sabendo que não poderá errar tanto em 2020 quanto o fez em 2019 no departamento de futebol.

O aproveitamento dos reforços reflete o problema. Foram 18 contratados ao logo do ano, e apenas três devem ser titulares esta tarde: os volantes Richard e Guarín e o atacante Rossi. Dos reforços, 12 são reservas e três não conseguiram sequer chegar até o fim da temporada na Colina: o volante Lucas Mineiro e os atacantes Yan Sasse e Jairinho.

A maior parte foi apenas para compor elenco, ajudar a completar os reservas nos coletivos ao longo da temporada. Dos 18, sete jogaram 50% ou mais das partidas possíveis. O restante esquentou mais o banco do que qualquer outra coisa.

Outra necessidade de acerto é na comissão técnica. Alexandre Campello ainda tenta manter Vanderlei Luxemburgo, em alta ao fim do Campeonato Brasileiro e que segue impondo condições para permanecer em 2020. Se não for possível, a alternativa precisa ser um tiro certo. Este ano, partiu do presidente a ideia de manter Alberto Valentim à frente da equipe, apesar da fuga do rebaixamento na última rodada em 2018. O trabalho do técnico foi interrompido logo depois do Campeonato Estadual, após duas derrotas para o Flamengo na decisão.

Com o crescimento do sócio-torcedor e a evolução das obras do centro de treinamento, falta o Vasco acertar também no futebol.

O último treino antes de enfrentar a Chapecoense foi marcado por apoio nas arquibancadas de São Januário. Com portões abertos, a torcida cruz-maltina compareceu em bom número para a atividade, que teve clima leve, descontraído, e um rachão. Gritos de "Fica, Luxemburgo" foram entoados várias vezes durante a manhã de sábado.

De acordo com o presidente Alexandre Campello, uma reunião "decisiva" será feita para definir os termos da renovação de contrato com o comandante.

No fim do treino, jogadores e funcionários do clube exibiram uma faixa com o dizer "Obrigado por nos abraçar", como forma de agradecimento. Ao todo mais de 50 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para o jogo deste domingo.



Fonte: Extra Online