Especialistas falam sobre o câncer de pele de Vanderlei Luxemburgo
Domingo, 24/11/2019 - 04:31
No fim da tarde da última sexta-feira (23) todos foram pegos de surpresa com a informação de que o técnico do Vasco da Gama,Vanderlei Luxemburgo, foi diagnosticado com um câncer de pele, o que comoveu vascaínos, imprensa e admiradores do trabalho do comandante.

Sabendo do caso, o canal Atenção, Vascaínos! entrou em contato com profissionais da área para saber mais sobre a doença de Vanderlei Luxemburgo. A primeira foi a dermatologista Dra. Katleen Conceição, que contou se a doença impossibilitará o técnico de exercer sua função no Cruzmaltino

- Ele não impossibilita a pessoa de trabalhar, de continuar suas atividades normais. Ele só faz com que a pessoa redobre a atenção quanto a utilização do protetor solar.

Outro especialista procurado pelo canal foi o oncologista Dr. Curt Treu, que contou mais detalhes sobre a doença. Ele respondeu se é uma doença curável, quais são os tipos, qual é o melhor tratamento para a doença, se a cirurgia o impedirá de trabalhar e se Vanderlei Luxemburgo poderá seguir no futebol depois disso tudo.

- É curável. A grande maioria dos câncer de pele no nariz são Carcinomas Basocelulares. Estas lesões, apesar de localmente agressivas, têm baixíssimas chances de metástase. Os outros dois tipos de câncer de pele mais importantes, mas menos frequentes são o Carcinoma Espinocelular e o Melanoma, que têm maior chance de metástase, mas, se descoberto de forma precoce, também podem ser facilmente curado com cirurgia. Normalmente a cirurgia com controle microscópico das margens é o melhor tratamento e é curativa. Antes da cirurgia não impede de trabalhar, mas depois da cirurgia recomenda-se de duas a três semanas de repouso, e não impede de continuar no futebol no futuro, ele precisa apenas redobrar os cuidados com proteção ao sol e uso de filtros solares adequados.

Em meio a tudo isso, Vanderlei Luxemburgo ainda tem outra questão a resolver que, claro, é menos importante em relação ao seu tratamento. O técnico tem contrato somente até dezembro e ainda não sabe se continuará ou não no Vasco para a próxima temporada, definição que deve ser adiada por causa da doença.

Fonte: Vasco Notícias