Vasco participa como clube fundador da Sport Innovation Alliance, organização para compartilhamento de inovação
Terça-feira, 19/11/2019 - 14:01
A Sport Innovation Alliance é um espaço colaborativo criado por clubes de futebol de diferentes países para formar uma comunidade de compartilhamento de iniciativas e sinergias e, assim, identificar, executar e manter um processo de inovação otimizado em cada um dos clubes participantes.

O Club de Regatas Vasco da Gama será o único clube do Brasil a fazer parte desta aliança, que irá mudar a maneira de entender o desenvolvimento futuro de negócios de esportes.

No momento, os clubes de futebol são desafiados a enfrentar processos de transformação digital, desenvolvimento de novas tecnologias, inovação e aprimoramento de processos com recursos e experiência limitados. É cada vez mais comum lidar com conceitos como Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain e similares, ligados ao mundo do esporte e às inovações de que o setor precisa para todas as suas áreas, desde a administração de estádio até o engajamento dos fãs.

Mesmo assim, hoje esses processos de inovação são geralmente caros. Os poucos cases de sucesso aos quais recorrer, na prática, impedem a identificação das melhores soluções.

A principal fonte de renda tradicional de clubes, como a obtenção de patrocínios, é cada vez mais complexa. Os anunciantes exigem cada vez mais retorno do seu investimento, bem como um maior impacto geográfico nas suas ações de publicidade.

É para resolver todas essas limitações que nasce a Sport Innovation Alliance, uma aliança global formada por clubes de futebol de alto nível. O Vasco da Gama tem o orgulho de se unir a representantes europeus como o espanhol Real Sociedad, o italiano Cagliari, o holandês Feyenoord e o polonês Legia; a clubes históricos da América do Sul, como Universidade Católica, do Chile, Clube Atlético Nacional, da Colômbia, Sporting Cristal, do Peru e Club Atlético Peñarol, do Uruguai; bem como ao Al-Ittihad Jeddah, da Arábia Saudita.

A Sport Innovation Alliance criou este espaço comum para promover desenvolvimento e inovação em clubes de futebol baseados em quatro pilares principais.

Em primeiro lugar, este projeto tem um forte componente tecnológico. Será um espaço para buscar, desenvolver e aumentar soluções para necessidades comuns dos clubes, capazes de obter, também, condições econômicas vantajosas com um aprendizado acelerado para compartilhar experiências e processos nas diferentes áreas do clube.

Além disso, este projeto tem a intenção de facilitar o acesso dos participantes a fornecedores dessas ferramentas tecnológicas. A Sport Innovation Alliance atestará aquelas empresas ou desenvolvedores que, devido ao seu profissionalismo e capacidade de aplicação, receberão um selo de garantia para clubes que estão procurando um parceiro em seu processo de desenvolvimento de soluções.

Um novo cenário de patrocínio será gerado a partir da criação desta aliança, visto que ela irá oferecer soluções muito mais completas para os patrocinadores que procuram os clubes objetivando um posicionamento global mais eficiente.

Por fim, adicionamos o capítulo de eventos, que inclui a organização de conferências, amistosos e até torneios de e-sports, tendo como palcos os estádios dos clubes que pertencem à aliança.

Para mais informações:

Web: https://www.sportinnovationalliance.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sport-innovation-alliance/
Twitter: https://twitter.com/sia_worldwide

Fonte: Site oficial do Vasco


Bruno Maia @brunomaia14
Foi anunciada hoje uma parceria internacional, com a participação do @VascodaGama, o Sport Innovation Alliance (@SIA_worldwide), q já nasce com 9 outros clubes. Foi um dos projetos que costurei qdo estive a frente do MKT, mas q não deu tempo de lançar. Segue o fio pra entender https://t.co/lTuBSiSqTn

O Sport Innovation Alliance é uma organização que mira a união de forças de grandes clubes para o desenvolvimento de novas startups ligadas ao esporte, sobretudo ao futebol. São as chamadas "sports tech".



As startups de esporte já movimentaram cerca de USD 8 bi só nos EUAs em 2018 e alguns clubes já vem criando seus "hubs de inovação" para atrair estas empresas, que por sua vez se interessam por ter uma grande marca associada a seu produto ainda iniciante.

Com isso, todo mundo ganha e os clubes têm a oportunidade de tirar vantagem dos produtos desenvolvido e até de terem participação nessas empresas a depender das negociações. Só para 2020, o CEO do Liverpool @LFC anunciou que investirá R$ 100 milhoes em participacao em startups

Esta vem sendo cada vez mais uma fonte de receita para os clubes. O @FCBarcelona tem o Hub de inovação mais famoso "innovation hub" (@BarcaInnoHub) e diversos outros times e federações já investem nisso também.

A força do Sport InnovationAlliance neste contexto está justamente em oferecer, além da projeção de dezenas de clubes, uma série de territórios diferentes para que essas startups também possam crescer - o que é um diferencial inédito no mercado até o momento.



O Vasco é o clube brasileiro fundador, o q dará a ele a prerrogativa de conhecer em primeiras mãos os projetos de todo o mundo que queiram se associar ao grupo e a decisão de se relacionar ou não com eles. O clube só investirá algum dinheiro se quiser, qdo quiser e no que quiser.

Foi um projeto sonhado junto desde junho com o grande @juaniraola , do @RealSociedad, um dos clubes que mais se destaca em inovação atualmente e que, recentemente inaugurou um dos estádios mais modernos da Europa. A sede física do nosso hub de inovação deve ser lá.

Entendo que ainda estamos distante da realidade de investimento, mas o futebol brasileiro não pode maisficar pra trás e deixar de pensar nisso. Daqui pra frente, o negócio do futebol já é outro e esta parceria já deixa o Vasco muito bem posicionado para o futuro.

Agradeço a confiança de primeira hora do pres. Alexandre Campello q seguirá o projeto com a equipe do clube. Uma parceria dessa natureza aponta um protagonismo q o Vasco nunca devia ter aberto de exercer e segue calcando bases para voltar pra onde nunca devia ter deixado de estar

Parabéns tb a Feyenoord (HOL), Atlético Nacional (COL), Cagliari (IT), Al-Ittihad (Arábia Saudita), Peñarol (URU), Sporting Cristal (PER), Universidad Catolica (CHI) e Legia Warsaw (POL)! E em breve, alguns outros grandes clubes q estão já quase certos, também vão entrar!

Vida longa à Sport Innovation Alliance e sigam eles por lá! @SIA_worldwide

Fonte: Twitter do ex-VP de marketing do Vasco Bruno Maia