Contra o Bahia, Luxemburgo perdeu sua 1ª partida em São Januário como técnico do Vasco
Domingo, 08/09/2019 - 09:28
Vanderlei Luxemburgo conheceu o sabor amargo da derrota em São Januário. Na manhã deste sábado, após um bom primeiro tempo, o Vasco perdeu em casa para o Bahia, por 2 a 0. Essa foi a segunda derrota consecutiva da equipe no Campeonato Brasileiro, no qual os cruzmaltinos ocupam agora o 15º lugar, com 20 pontos. Ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, caso os mineiros vençam neste domingo o Grêmio, no Independência, mas não têm chances de terminar a rodada na zona de rebaixamento. A torcida, que compareceu em bom número, em diversos momentos protestou, chamando a equipe de "Time sem vergonha".

De volta ao time após cumprir suspensão, o zagueiro Leandro Castan esteve bem no jogo, mas admitiu que a atuação da equipe foi ruim.

— Jogamos mal. Eles tiveram duas chances e fizeram os gols.

Bem armado na defesa, o Bahia pressionava as saídas de bola, criando dificuldades para o Vasco na armação. A equipe sentia falta da criatividade de Talles Magno e se tornou previsível para o time dirigido por Roger Machado. Mesmo assim, conseguiu construir algumas boas chances. Aos dez minutos, o baixinho Yago Pikachu recebeu bom cruzamento de Rossi pela direita e subiu, mas cabeceou para fora.

O setor defensivo do Bahia, praticamente trancado, fez com que o Vasco insistisse em chutas de fora da área. Felipe Bastos tentou duas vezes. Aos 14, chutou fraco, sem dar trabalho para a defesa de Douglas. Quatro minutos depois, a bola saiu pela direita.

Com o passar do tempo, o Bahia foi ficando mais à vontade e foi dominando o jogo. O Vasco, como se jogasse fora de seus domínios, era mais perigoso nos contra-ataques. Esteve perto do primeiro gol assim, aos 25, quando Pikachu encontrou Henrique livre na área. Nino cortou, mas a bola foi em direção ao gol e Douglas evitou um acidente.

Aos 30 minutos, um lance inusitado despertou o público. Clayton foi lançado e Douglas deixou o gol para tirar, da meia-lua, a bola de cabeça. Na sobra, Rossi chutou para fora ao tentar bater de cobertura.

SEGUNDO TEMPO DECISIVO

Os primeiros minutos da etapa final mostraram um Vasco mais ofensivo. Aos quatro minutos, Marrony recebeu bom lançamento e dribla Juninho, invade a área, mas é interceptado. Dois minutos depois, Henrique surpreende ao tentar uma bicicleta, mas a bola sai pela linha de fundo, sem levar perigo ao gol de Douglas.

Se havia vontade, faltava objetividade. Sem esse problema, o Bahia demonstrava segurança e maturidade. Aos dez minutos, Gilberto recebe passe de Henrique, em jogada iniciada por Nino Paraíba e chuta, mas é bloqueado pela defesa. Na sobra, Nino toca na saída do goleiro Fernando Miguel e abre o placar: Bahia 1 a 0.

Cinco minutos depois, Gilberto foi lançado pela direita por Lucas e acertou um chute de rara felicidade, sem deixar a bola quicar e ampliando a vantagem para 2 a 0. Foi o 24º gol do atacante tricolor, que é o segundo maior artilheiro da temporada brasileira, atrás apenas de Gabigol.

Luxemburgo fez alterações, que não conseguiram mudar o panorama da partida. Aos visitantes, só restou administrar a vantagem, sem sofrer sustos. Essa foi a terceira vitória consecutiva do Bahia, que não sofreu gol em oito das 18 partidas feitas até o momento e subiu para a sexta posição. Em outro jogo realizado no mesmo horário, Corinthians e Ceará empataram em 2 a 2, em Itaquera.

O Vasco volta a campo no próximo sábado, em um jogo importante para se afastar das últimas posições: enfrenta a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó. O time catarinense é o 17º colocado e não deixará a zona de rebaixamento, mesmo que vença o alagoano CSA no Rei Pelé neste domingo.



Fonte: O Globo Online