Remo: Vasco relembra conquista do 1º troféu de sua história
Quarta-feira, 19/06/2019 - 15:36
Há 115 anos, no dia 19 de junho de 1904, o Club de Regatas Vasco da Gama conquistou a primeira taça de sua laureada história, a Taça Jardim Botanico, ao vencer o 5.º páreo da regata promovida pelo Club Internacional de Regatas, intitulado Prova Clássica "Companhia Ferro-Carril Jardim Botanico". Este prêmio rendia homenagem à empresa de transportes públicos que administrava diversas linhas de bondes elétricos da Cidade do Rio de Janeiro, então capital da República.

Esta Prova Clássica, criada em 26 de maio de 1901, era realizada anualmente pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, e oferecia como premiação, além da Taça, medalhas de ouro, prata e bronze "Jardim Botanico". Sua primeira edição ocorreu em 06 de outubro de 1901 e até 1903 era disputada por canoas a 4 remos, na distância de 1.000 metros, na classe Seniors (composta por remadores que já haviam conquistado dois primeiros lugares na classe Juniors). A partir de 1904, a "Prova Clássica F. C. Jardim Botanico" passou a ser disputada por barcos do tipo yoles franches a 4 remos, e teve aumentada a sua distância para 2.000 metros, permanecendo na classe Seniors.

Justamente nesse ano de 1904, quando a Prova foi aprimorada, o CR Vasco da Gama a venceu com a yole "ALBATROZ". Formavam a histórica guarnição vascaína: Alberto de Castro (patrão) e os remadores Antonio Taveira, Albano da Costa Fonseca, Joaquim Duarte Guedes e João Jorio. Cortando as águas da Enseada de Botafogo em 8 minutos, 12 segundos e 2 centésimos, Albatroz não deu chances aos seus adversários. A secundá-la, o barco "BRASIL", do Club de Regatas Boqueirão do Passeio.

Mesmo após a empresa "Jardim Botanico" ter sido incorporada pela companhia de eletricidade "Light and Power", a prova continuou a ser disputada com seu nome original e premiação até 1926, tendo o Vasco a conquistado em 1906, 1925 e na última edição de 1926.

A gloriosa conquista náutica de 1904, consequência da escalada no desempenho esportivo iniciada em 1903, foi um prelúdio do sucesso no ano vindouro, pois a guarnição da Albatroz ofereceu todos os seus vitoriosos remadores para a guarnição da Procelária, que em 1905 venceria o "Campeonato Rio de Janeiro", o primeiro Campeonato de Remo do Club de Regatas Vasco da Gama.



Fonte: Site oficial do Vasco