Relembre o dia em que o Vasco de Joel Santana venceu o Barcelona campeão europeu de Cruyff

Sábado, 26/03/2016 - 08:36
comentário(s)

Faleceu na última 5ª-feira (24/03) o holandês Johan Cruyff, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos. Nos anos 70, ele brilhou no Ajax-HOL, no Barcelona-ESP e na seleção holandesa. Nas décadas de 80 e 90, foi um treinador bem-sucedido, especialmente no Barcelona, onde teve Romário entre seus comandados.

Em agosto de 1992, os caminhos do Vasco e do Barcelona de Cruyff se cruzaram. Foi no Troféu Cidade de Sevilla, um torneio amistoso de verão. O Barça havia se sagrado campeão europeu 3 meses antes; já o Vasco tinha Edmundo em campo e Joel Santana como técnico. E deu Gigante da Colina: 3 a 1, gols de Júnior, Edmundo e Luis Carlos Winck. Segundo relato da época da imprensa local, o goleiro Zubizarreta evitou uma derrota ainda maior do time catalão.

Veja a ficha do jogo:

VASCO 3 X 1 BARCELONA-ESP

Competição: Troféu Cidade de Sevilla
Data: 19/08/1992
Estádio: Benito Villamarin (Sevilla, ESP)
Árbitro: Carcelen Garcia

Gols: Júnior (VAS) 35'/1ºT, Begiristain (BAR) 43'/2ºT, Edmundo (VAS) 45'/2ºT, Luís Carlos Winck (VAS) 46'/2ºT

VASCO: Carlos Germano; Luís Carlos Winck, Alê, Jorge Luís e Eduardo; Luisinho, Flávio, Leandro e Bismarck; Júnior (Cássio) e Edmundo (Tinho). Técnico: Joel Santana.

BARCELONA-ESP: Zubizarreta; Nadal, Koeman, Amor e Serna (Pablo); Bakero (Juan Carlos), Goikoetxea, Eusébio e Salinas (Alexanco); Witschge e Begiristain. Técnico: Johan Cruyff.

Outra curiosidade é que Johan Cruyff teve um filho que também foi jogador de futebol: Jordi Cruyff. Ele jogou no Manchester United-ING e esteve em campo na histórica partida em que o Vasco derrotou o time inglês por 3 a 1, no Maracanã, em janeiro de 2000, pelo I Mundial de Clubes da Fifa.



Fonte: NETVASCO (texto), El Mundo Deportivo (foto), Reprodução Internet (foto)