Preparador Joelton Urtiga faz balanço da pré-temporada do Vasco

Sábado, 16/01/2016 - 13:41
comentário(s)

No Centro de Treinamento João Havelange, em Pinheiral, desde a última segunda-feira (11/01), o Vasco da Gama completa 11 dias de preparação intensa para os compromissos do ano de 2016 neste sábado (16). O período de trabalho tem sido marcado por avaliações no CAPRRES e atividades físicas, técnicas e táticas. Um dos responsáveis pela coordenação dos exercícios na pré-temporada é o preparador Joelton Urtiga.

Contratado no segundo semestre do ano passado juntamente com os tetracampeões mundiais Zinho e Jorginho, o profissional concedeu entrevista coletiva pela manhã no município Sul Fluminense. O bate-papo com os jornalistas aconteceu momentos após a comissão técnica comandar um treinamento especifíco de fundamentos. Na ocasião, o profissional fez um balanço da preparação cruzmaltina.

- Passamos uma cartilha para os jogadores nas férias e tivemos uma melhora significativa. O CAPRRES junto com a preparação física monitorou esse processo e isso contribuiu bastante. O percentual de gordura foi menor do que o normal. Nosso parecer inicial é que o time estará em condições bem melhores para primeiro jogo da temporada. Hoje, o grupo ainda está um pouco aquém do que esperamos. Tivemos uma crescente. nos últimos dias, mas ainda está abaixo. Isso, porém, não nos preocupa. O time atingirá a condição esperada até a estreia no Carioca - afirmou o preparador físico.

Mais de 30 % dos jogadores relacionados para a pré-temporada possuem idade igual ou superior aos 30 anos, incluindo alguns titulares, casos de Martín Silva, Rodrigo, Andrezinho, Nenê e Jorge Henrique. A alta média de idade dos principais nomes, entretanto, não será um empecilho para o sucesso vascaíno. É o que garante Joelton Urtiga, que destaca a qualidade do trabalho desenvolvido na Colina.

- Os jogadores mais velhos têm servido de exemplo para os mais novos. Os que possuem uma idade mais avançada, como Nenê, Rodrigo, Andrezinho, tiveram um trabalho qualificado. O trabalho é voltado para posição deles. Fazemos atividades por setor e o físico vai de acordo com a condição atlética. Nossa filosofia de trabalho busca a qualidade e não a quantidade. Temos feito trabalhos físicos e técnicos. Hoje, por exemplo, foi nosso primeiro trabalho de finalização - explicou o profissional.

Pensando na conquista do bicampeonato estadual, o Vasco da Gama seguirá treinando forte no Centro de Treinamento João Havelange. De tarde, após algumas horas de descanso, o elenco cruzmaltino realizará mais uma atividade. A entrada da imprensa será liberada a partir 16 horas. Vale lembrar que as entrevistas coletivas já ocorreram pela manhã.



Fonte: Site oficial do Vasco