Atletismo: Uhuru Figueira é um dos destaques da equipe vascaína

Quinta-feira, 23/07/2015 - 07:33
comentário(s)

Porto seguro da equipe de atletismo. É desta forma que Uhuru Figueira é vista pela coordenadora técnica Solange Chagas. Sua trajetória começou ainda na escola, competindo nas Olimpíadas Escolares. Alguns anos se passaram até o encontro com a treinadora cruzmaltina, e o início efetivo de sua carreira, daí em diante, no clube de São Januário.

- Em 2012 eu conheci a Solange. Eu já ficava observando ela nas competições, via como ela depositava amor no que fazia, a energia dela era muito positiva. Isso despertou em mim a vontade de treinar com ela. Consegui chegar até aqui para conversar com ela, que me aceitou na equipe – comentou.

Hoje, aos 24 anos, Uhuru coleciona diversas conquistas e medalhas. O último título veio no início do mês de julho. Em Piracicaba, São Paulo, a atleta se sagrou campeã dos Jogos Abertos do Interior, nos 400 metros rasos. O que começou como um hobby, hoje faz parte de seus planos para o futuro.

- O atletismo hoje é a minha vida. Não pretendo parar nem tão cedo. Estou estudando Educação Física para poder continuar nesse meio, mesmo quando não puder mais competir. Tenho o sonho de conseguir ainda uma marca expressiva nos 800 metros, que é a prova que mais gosto. Com muita dedicação sei que posso alcançar resultados muito bons – disse.

Através do esporte Uhuru conseguiu bolsa integral em uma faculdade, para dar sequência ao seu sonho. Como principais responsáveis pela construção de sua carreira, destaca os pais, que oferecem as condições necessárias e dão total apoio para que a atleta vascaína lutar por seus objetivos. Sobre a treinadora Solange Chagas, faltam palavras.

- Não tenho como falar da Solange. Tenho que agradecer muito pela oportunidade de treinar no Vasco. Minha meta é não decepcioná-la. Quero alcançar meus objetivos, fazer meus resultados, mas com ela sendo a minha treinadora – declarou.

Se na relação atleta-técnica não faltam elogios, o mesmo acontece ao contrário. A treinadora destacou a evolução de Uhuru ao longo dos três anos em que está no Vasco, e a considerou como uma das principais peças da equipe de atletismo do cruzmaltino atualmente.

- A curva de melhora da Uhuru é muito grande. Quando ela chegou aqui era muito frágil e já tinha 21 anos. Mas tinha o biótipo muito bom. Era um desafio e eu gosto disso, então começamos a treinar. Ela ainda precisa melhorar algumas coisas, mas já evoluiu muito – falou Solange.

O próximo desafio de Uhuru é neste fim de semana (25 e 26/07). Em São Bernardo do Campo, São Paulo, a atleta participa do Campeonato FPA Adulto.



Fonte: Site oficial do Vasco