Futevôlei: Vasco perde para o São Paulo na decisão da 4ª etapa da Liga Nacional

Domingo, 15/12/2013 - 18:27
comentário(s)

Em um domingo que começou nublado e terminou com céu azul, muitos cariocas trocaram o mar e o stand up paddle - atividade praticada por muitos que marcaram presença no local - para assistir à decisão Liga Nacional de Futevôlei, nas areias da Praia da Barra da Tijuca (RJ). Na batalha fora de casa, o São Paulo conquistou o título, de virada, ao vencer o anfitrião Vasco da Gama por 2 sets a 1, com parciais de 14/18, 23/21 e 15/6. O equilíbrio deu o tom da partida.

- Jogar futevôlei é uma coisa gostosa. Depois que eu encerrei a minha carreira, resolvi começar a jogar. O São Paulo está de parabéns. Queria dedicar essa conquista ao Rogério Ceni, que tem nos apoiado muito, e à família que está aqui presente. Vim só para complementar no time (que ainda conta com Vinicius e Belo), e tenho entrado bem. A Liga é um sucesso - contou Alex Dias, ex-jogador de futebol, com passagens por Fluminense, Goiás, Vasco e São Paulo.

Criado nos anos 60 nas praias do Rio e inicialmente batizada de "pévôlei", o futevôlei é uma mistura de futebol e vôlei de praia, na qual os jogadores usam apenas os membros inferiores - a cabeça, os ombros, o peito e as costas (exceto os braços e as mãos) - para tocar a bola. Cada quarteto ou dupla pode dar até três toques, sendo que um atleta não pode tocar duas vezes seguidas. Os pontos são marcados quando a bola bate em um rival antes de cair na areia ou vai para fora. Grandes nomes dos gramados, como os tricampeões mundiais Jairzinho e Fontana, e o argentino Doval, também estão entre os pioneiros da modalidade.

O jogo

Mais agressivo, o Vasco ditou o ritmo no primeiro set e, com uma vantagem de três pontos no fim da etapa (17 a 14), acertou um saque impressionante, no fundo da quadra para fechar a parcial em 18 a 14, com tranquilidade. Após uma cabeçada indefensável de Leandro e o chute de Alexandre no fundo da quadra, entre os dois atletas do São Paulo, o Vasco ganhou o matchpoint, no entanto, com boas jogadas de Belo, o Tricolor arrancou o empate, conseguiu o setpoint, mas encontrou resistência. As duplas tinham dificuldades para fechar a parcial, a bola não caía. No melhor rali da partida, a dupla cruz-maltina se atrapalhou na recepção e deu o ponto de graça para os rivais, que venceram por 23 a 21 o segundo set, deixando tudo igual: 1 a 0.

O São Paulo começou melhor no tie-break, abrindo 5 a 0 após Vinicius cabecear no fundo da quadra, surpreendendo os rivais. Alex Dias voltou às areias para ajudar o parceiro no momento decisivo, e marcou o sexto ponto seguido da dupla. Percebendo que a situação estava complicada para o seu lado, Leandro arriscou uma bola de segunda, mas imprimiu muita força e isolou: 8 a 0. O Vasco não conseguia se encontrar e viu o adversário deslanchar ao fazer 10 a 1. Depois de mais um bom rali, Vinicius acertou outra cabeçada, dessa vez, perto da rede, anotando o 11º do Tricolor. O Vasco ainda esboçou uma reação no fim, diminuiu a diferença (12 a 5), mas já era tarde. Nome do jogo, Vinicius marcou o ponto da vitória em grande estilo: 15 a 6.

No caminho até a final, o São Paulo carimbou o passaporte ao superar o Flamengo por 2 sets 1, enquanto o time da Colina bateu o Guarani pelo mesmo placar para assegurar a sua vaga.

Fonte: GloboEsporte.com