Fluminense e Univ. de Chile ficam com as últimas vagas nas quartas

Sexta-feira, 11/05/2012 - 00:06

Universidad de Chile-CHI 6 x 0 Deportivo Quito-EQU

Em situação delicada antes da bola rolar, a Universidad de Chile precisava de quatro gols de diferença sobre o Deportivo Quito (ECU) para seguir na Copa Libertadores. Nesta quinta-feira, em Santiago, o time chileno resolveu a situação logo no primeiro tempo e não satisfeito, atropelou o adversário: 6 a 0 e classificação garantida para as quartas de final do torneio continental.

No primeiro confronto, no Equador, na semana passada, vitória do Deportivo Quito pelo placar de 4 a 1.

A La U enfrentará o Libertad (PAR) nas quartas. Assim como nas oitavas de final, os chilenos fazem o segundo jogo em casa.

Fernandéz abriu o marcador aos 20 minutos do primeiro tempo e ampliou aos 27. Díaz, aos 35, fechou a conta do primeiro tempo. O resultado parcial já deixava os chilenos classificados.

Com um futebol extremamente ofensivo, a La U seguiu massacrando o adversário. Mena aumentou, logo aos oito minutos. Iturra, aos 25 e 28, sepultou os equatorianos.

Fonte: Lancenet


Fluminense 2 X 1 Internacional

Mais um brasileiro ficou pelo caminho nesta Copa Santander Libertadores. Agora foi o Internacional. O Fluminense conseguiu a virada ainda no primeiro tempo do jogo desta quinta-feira, no Engenhão, e suportou como pôde a pressão colorada na etapa final. O prêmio foi a vitória por 2 a 1 e a classificação para a próxima fase da competição continental.

O adversário nas quartas de final será o Boca Juniors (ARG), que passou pela Unión Española (CHI). A partida ainda não tem data definida.

Fred garante a virada nos acréscimos

O apito inicial mais pareceu uma chave de quadro de luz. A partida começou em alta voltagem. Era provocação para todos os lados. Que o digam Fred e Índio, em troca de farpas desde a partida no Beira-Rio. O Flu tentava explorar as laterais. Enquanto isso, o Inter corria e mordia.

A intensa marcação do time gaúcho deu resultado com menos de 15 minutos. No contra-ataque, Oscar recebeu e adiantou para Leandro Damião. O atacante teve espaço suficiente para dominar, girar o corpo e bater no canto de Cavalieri. Era o fim da chance de disputa por pênaltis.

Só que a torcida colorada teve apenas dois minutos para comemorar. Na primeira jogada do Fluminense após a abertura do placar, Thiago Neves cobrou a falta na direção do gol e Leandro Euzébio, que havia vacilado no gol do Inter, só desviou para o fundo das redes de Muriel.

O empate era um reflexo do equilíbrio dentro de campo. Cada centímetro quadrado do Engenhão parecia um coliseu: cheio de gladiadores em combate. Adrenalida pura. Sem espaço, os pequenos erros de cada time se transformavam em grande chances para o adversário. Como o de Gum, que quase proporcionou ao Internacional o segundo gol, com Dátolo.

O Fluminense tinha enorme dificuldade para construir suas jogadas. Deco tinha de recuar demais para buscar a bola, gerando um buraco entre Fred e o meio de campo. Tanto que o próprio capitão da equipe reclamou sobre isso. Do outro lado, Oscar deitava e rolava em cima dos volantes.

Mas a virada aconteceu do mesmo jeito que o primeiro gol. Novamente numa cobrança de falta. Novamente com Thiago Neves. Quase nos acréscimos do primeito tempo, o camisa 7 bateu a falta no bico esquerdo da grande área, e Fred venceu a disputa com Leandro Damião. O leve desvio foi o suficiente para deslocar Muriel e colocar o Flu na frente.

Inter sufoca o Fluzão

Abafa colorado. O Internacional voltou do intervalo com suas linhas bem mais adiantadas, tentando pressionar ainda mais a saída de bola do Fluminense. Resultado: os primeiros minutos contaram com um festival de ligações diretas da defesa para o ataque - leia-se chutões.

Sem outro caminho, o Flu passou a apostar cada vez mais nos cruzamentos. Já o Inter ganhou mais domínio do meio de campo com a entrada de Jajá, no lugar do apagado Dátolo. As jogadas coloradas eram criadas principalmente nos espaços entre os zagueiros e os laterais.

A situação tricolor piorou após as saídas de Fred (com dores na perna direita) e Deco. Pelo menos, Thiago Neves levava perigo, mas apenas nas jogadas de bola parada. O cenário ficou ainda mais ataque contra defesa após as substituições promovidas por Dorival Júnior e Abel Braga.

Acuado, o Fluminense ainda viu Leandro Damião mandar uma bomba por cima do travessão e a bola passar pelo menos três vezes à frente da pequena área de Diego Cavalieri. Mesmo assim, o Internacional não conseguiu o empate que precisava. Aos trancos e barrancos, o Time de Guerreiros sobreviveu à pressão colorada e garantiu a vitória no Engenhão. Que venham as quartas de final, com o Boca Juniors!

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 2X1 INTERNACIONAL

Local: Engenhão (RJ)
Data/hora: 10/5/2012 - 22h

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Auxiliares:Carlos Berkenbork (Fifa-SP) e Marcelo Van Gasse (Fifa-SP)

Renda/Público: Não divulgado

Cartões amarelos: Bruno, Carlinhos e Jean (FLU); Índio e Rodrigo Moledo (INT)

Gols: Leandro Damião, aos 13'/1ºT (0-1); Leandro Euzébio, aos 15'/1ºT (1-1) e Fred, aos 45'/1ºT (2-1)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Deco (Valencia - 29'/2ºT); Thiago Neves, Rafael Sobis (Marcos Júnior - 38'/2ºT) e Fred (Rafael Moura - 25'/2ºT) - Técnico: Abel Braga.

INTERNACIONAL: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Guiñazu (Dagoberto - 27'/2ºT), Sandro Silva, Tinga (Jô - 35'/2ºT), Dátolo (Jajá - 15'/2ºT) e Oscar; Leandro Damião - Técnico: Dorival Júnior.

Fonte: Lancenet