Tamanho da letra:
|

Tricampeonato de F1 do vascaíno Nelson Piquet completa 24 anos


Terça-feira, 01/11/2011 - 23:33

Hoje (01) faz 24 anos do tricampeonato de Formula-1 do vascaíno Nelson Piquet, 59. O título foi marcado pela disputa nos bastidores do brasileiro com o seu companheiro de Willians, Nigel Mansell, e pela superação de Piquet diante das adversidades. Além do colega de Willians, o francês Alain Prost, que era o atual campeão, e o compatriota Ayrton Senna, eram seus principais rivais na competição.

O campeonato não começou bem para Piquet. No segundo Grande Prêmio de 1987, em San Marino, o piloto bateu seu carro no treino, na extinta curva de Tamborello, a mesma do acidente trágico de Ayrton Senna em 1994. O pneu traseiro de sua Willians estourou e seu carro literalmente decolou da pista a uma velocidade de 290 km/h, indo direto contra o muro. O acidente tirou Piquet da prova, mas felizmente não o afastou do campeonato.

Nas primeiras sete corridas, Piquet não havia vencido nenhuma – foram cinco segundos lugares – e o ambiente estava pesado dentro da Willians, conspirando contra o seu triunfo. O piloto brasileiro havia desenvolvido um sistema inovador de suspensão ativa, que Mansell desaprovava, e isso só aumentou os atritos. Vendo-se em desvantagem dentro da equipe, o brasileiro passou a esconder os seus ajustes dos mecânicos, temendo que passassem a informação para Mansell. Com o carro voando em virtude dos ajustes realizados, Nelson Piquet conseguiu sua primeira vitória no Grande Prêmio da Alemanha, arrancando em direção ao título. E, assim como seu time de coração, virou o campeonato contra tudo e todos, colocando a faixa de campeão no peito.

Parabéns ao tricampeão de Formula-1 e autor de umas das frases mais criativas de um vascaíno:

- Vestir uma camisa que já vem até com a faixa de campeão é coisa de predestinado – disse o piloto cruzmaltino.

Fonte: Site oficial do Vasco