Tamanho da letra:
|

Segundo título brasileiro do Vasco, em 1989, foi ganho contra o São Paulo


Sexta-feira, 28/10/2011 - 13:49

Memória RJsports

Vasco campeão brasileiro de 1989

O título é do Vasco. Sorato calou o Morumbi. Houve um tal minuto 5, acompanhado de um segundo 20. Neste exato instante, a testa de Sorato golpeou a bola não com muita violência, mas com precisão suficiente para tirá-la do alcance de Gilmar e colocá-la dentro das redes, espremida pelas mãos do goleiro e a trave. Nada mais justo, nada tão fiel àquilo que foi demonstrado em campo. Um jogo estudado em cada pedacinho de grama, emocionante a cada chute na bola. Roer unhas, socar o nada, gritar. No final, a consistência maior do esquema tático do Vasco fulminou o jogo ardiloso e eficaz do São Paulo. Depois de 15 anos, o Vasco levantou mais uma vez o troféu oferecido ao Campeão Brasileiro.

Um título caro, pago com suor e determinação, dentro e fora de campo. As variações táticas foram muitas nos 90 minutos e marcantes no primeiro tempo. Beneficiado pelo regulamento, que lhe concedia um ponto de vantagem, o Vasco se preparou para uma marcação rigorosa à principal jogada do São Paulo: os contra-ataques através de lançamentos para Mário Tilico. Se Mazinho avançava, Quiñonez cuidava dele. Tilico, enquanto Zé do Car mo funcionava como quarto-zagueiro e Marco Antônio Boiadeiro como cabeça-de-área. Tudo cumprido à risca, como as marcações de uma peça teatral. O Jornal dos Sports editou matéria no dia 17 de dezembro de 1989.

São Paulo: Gilmar; Neto, Adilson, Ricardo Rocha e Nelsinho; Flávio, Bobô e Raí; Mario Tilico, Nei e Edivaldo.

Vasco: Acácio; Luis Carlos Winck, Marco Aurelio, Quinonez e Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro, Bismarck e William: Bebeto e Sorato.




Fonte: RJsports