Tamanho da letra:
|

Secretária revela que estátua do Bellini no Maracanã terá nova iluminação


Quinta-feira, 20/10/2011 - 18:32

Não havia dúvidas de que o Maracanã seria escolhido como palco da final da Copa do Mundo, mas, ainda assim, a confirmação dada pela Fifa, na tarde desta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, se tornou um "momento mágico" a todos os envolvidos, segundo a secretária de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, que esteve no estádio durante parte do dia para atender a imprensa.

Lins revelou que, apesar de não haver evento ou festa programados, a estátua do Bellini (monumento atribuído ao gesto de erguer os braços com a taça feito pelo capitão da Seleção em 1958), localizado na frente da entrada principal, receberá iluminação especial a partir dos próximos dias, como forma de simbolizar a importância da ocasião que acontecerá em 13 de julho de 2014.

- Todos nós queríamos muito isso. O projeto do estádio, tudo bem minucioso e moderno, desde o início, visava à final. Era o ponto principal do nosso caderno: ter o último jogo. O Maracanã foi o palco da decisão de 1950, então é muita tradição junta. Agora, é é um novo Maracanã, cheio de alternativas e tecnologia de ponta. Um equipamento que ficará entre os principais do mundo por muito tempo. É um momento mágico realmente, seguimos trabalhando firme nas obras. E, para brindar esse momento especial, faremos uma iluminação especial no Bellini para que todos que cruzarem essa área central da cidade se lembre da final da Copa - disse a secretária ao SporTV.

As críticas quanto à quebra de tradição do estádio, que já abrigou mais de 180 mil pessoas e sempre teve o apelo popular das torcidas como sua grande marca, foram novamente rebatidas por Márcia Lins, que relembrou as exigências da Fifa para que o Rio tivesse uma sede.

- Algumas pessoas falam, não é fácil para ninguém (ver a obra), em nenhum lugar, mas o que nos dá força é enxergar que a cada vez que se vê o vídeo, muitos elogiam e se animam. Como vai ser a cara nova do Maracanã, é uma mudança de paradigma, não tem jeito. Trata-se de um monumento tombado, isso vai ser respeitado em suas estruturas, mas a surpresa será enorme, do ponto de vista da iluminação, da segurança... Agora, já começamos a construção de novos setores, acabamos praticamente o que seria retirado. É uma nova cultura - conclamou.

Entrega a tempo

O prazo para a conclusão da reforma era dezembro de 2012, mas já foi prorrogado para fevereiro de 2013, a tempo de receber a Copa das Confederações. Ainda assim, com a complexidade de certas estruturas, muitos operários destacam que não é tão fácil avançar na obra, especialmente nesta etapa. Assim, as paralisações grevistas entre agosto e setembro, trouxeram tensão ao ar.

- Temos aprendido muito com essa angústia, nos comunicamos com outras sedes, que têm problrmas semelhantes e precisam lidar com isso no dia a dia. Mas temos gente competente e experiência trabalhando, visitamos locais como a África do Sul e vamos controlar os prazos sem grandes sustos. A obra segue num ritmo bom - garantiu Márcis Lins, em referência ao cerca de 25% do total previsto realizado - a marquise foi quase toda retirada, e a terraplenagem acabou.

Fonte: GloboEsporte.com