Tamanho da letra:
|

Vasco tem ampla vantagem no retrospecto contra equipes bolivianas


Terça-feira, 04/10/2011 - 10:56

O torcedor mais otimista tem uma razão a mais para ficar esperançoso quanto ao resultado do confronto do Vasco contra o Aurora, da Bolívia, às 21h50 desta quarta-feira, pela segunda fase da Copa Sul-Americana: em sete jogos disputados contra equipes deste país, o clube conquistou quatro vitórias, dois empates e sofreu uma derrota.

O primeiro confronto na história contra um time boliviano foi também o mais importante e o único jogo válido por uma competição. Em 1948 o El Litoral foi uma das vítimas da campanha invicta que levou o Vasco ao seu primeiro título internacional. Em jogo válido pelo Sul-Americano de Clubes Campeões, os bolivianos foram derrotados por 2 a 1, em partida disputada no Chile.

O segundo confronto aconteceu apenas 19 anos depois: em um amistoso, vitória por 4 a 1 sobre o Blooming, em território boliviano, onde viriam a ser todos os jogos dali em diante. No ano seguinte, em uma excursão pela Bolívia, aconteceram as outras cinco partidas. Vitórias sobre o Bolivar (2 a 1), o Destroyers (1 a 0), derrota para o Jorge Wilstermann (3 a 1) e empates contra o The Strongest (2 a 2) e o Aurora, adversário desta quarta-feira, por 1 a 1.

Em sua quinta participação na Copa Sul-Americana, esta é apenas a segunda vez que o Vasco chega à fase internacional da competição. Em 2003, 2006 e 2008 foi eliminado por clubes brasileiros. Em 2007 chegou às quartas de final, caindo para o América do México.

Fonte: UOL