Tamanho da letra:
|

Fisiologista comenta planejamento para evitar efeitos da altitude


Terça-feira, 04/10/2011 - 10:34

A delegação do Vasco já está na Bolívia, onde, na quarta-feira, às 19h15m (de Brasília), enfrenta o Aurora, em Cochabamba. Mas até o dia da partida os jogadores ficarão em Santa Cruz de La Sierra, que é no nível do mar. Tudo isso faz parte do planejamento para tentar minimizar os efeitos dos 2.600m de altitude de Cochabamba.

O fisiologista do Vasco, Daniel Gonçalves, disse que, apesar dos cuidados, não é possível dizer se os jogadores irão sentir muitas dificuldades. Ele, no entanto, aposta que o desempenho no geral será bom.

- Em Cochabamba é uma altitude moderada, que é a partir de 1500m. Os 3.600m de La Paz e os 4.000 de Potosí são muito mais sacrificantes. Alguns atletas podem perder até 10% da condição cardio-respiratória (em Cochabamba), o que é bastante considerável em alto nível. Não tem como saber quem vai se adaptar melhor ou pior. Já fizemos avaliações e acredito que a maioria não vai ter grandes problemas - disse à Rádio Globo.

Daniel Gonçalves revelou também que o time irá fazer uso do balão de oxigênio durante a partida. Outra preocupação é com a alimentação dos atletas.

- Levar balão de oxigênio faz parte do planejamento para usarmos durante o jogo e no intervalo. Além disso, o local é de clima seco, o que facilita a desidratação. É preciso fazer uma alimentação especial, com alimentos que não "puxem" muita água. É preciso ter menos sal, gordura... É importante reter água.

Nesta terça, o time fará um treino no campo do Blooming. Os jogadores só chegam em Cochabamba horas antes da partida contra o Aurora, válida pelas oitavas de final da Sul-Americana.

Fonte: GloboEsporte.com