Tamanho da letra:
|

Rodrigo Santoro comenta história de Heleno de Freitas, retratada em filme


Quinta-feira, 22/09/2011 - 17:03

A vida de Heleno de Freitas virou livro ("Nunca Houve um Homem como Heleno") pelas mãos do jornalista Marcos Eduardo Neves e em breve estará nos cinemas no filme ("Heleno") do diretor José Henrique Fonseca. Craque do Botafogo na década de 40, o mineiro de São João Nepomuceno é considerado o primeiro "craque-problema" do futebol brasileiro. O Esporte Espetacular deste domingo vai relembrar a polêmica trajetória do atacante, que será interpretado na telona pelo galã Rodrigo Santroro. O "EE de Bolso" acompanhou as gravações realizadas em São Januário, estádio do Vasco, e o ator falou sobre a responsabilidade de encarnar o jogador.

- O que eu fiz, inicialmente, foi me preparar para o futebol. Não é um filme sobre futebol, é um filme sobre um homem. A tentativa de fazer um retrato de um homem e tudo o que ele passou, uma história muito polêmica - disse Santoro.

Heleno de Freitas era formado em Direito, tinha boa aparência e frequentava a alta sociedade carioca. Ao mesmo tempo, era boêmio, tinha problemas com bebida e drogas (lança-perfume e éter) e ficou marcado por seu temperamento agressivo dentro de campo. No livro "Nunca Houve um Homem como Heleno", o autor mostra depoimentos dos companheiros de time sobre as oscilações de humor do atleta.

Apesar de ser considerado um dos maiores ídolos da história do Botafogo, Heleno começou sua carreira no rival Fluminense. Mas foi em General Severiano que ele se destacou e chegou à Seleção Brasileira, conquistando a Copa Roca (1945) e a Copa Rio Branco (1947). Curiosamente, seu único título por um clube foi o Campeonato Carioca de 1949 pelo Vasco da Gama. O atacante ainda defendeu o Boca Juniors, da Argentina, Junior Barranquilla, da Colômbia, Santos e América.

Mais tarde, Heleno sofreu com a sífilis, doença que o consumiu e contribuiu para que ele fosse internado em um hospital psiquiátrico de Barbacena, Minas Gerais. Em 1959, aos 39 anos, o craque e galã morreu no sanatório, considerado louco.

Domingo, no Esporte Espetacular, você vai conferir a reportagem completa sobre a história de Heleno de Freitas e ver cenas dos bastidores do filme protagonizado por Rodrigo Santoro.




Fonte: GloboEsporte.com