Tamanho da letra:
|

Vasco tem colhido os frutos de possuir um elenco homogêneo


Quinta-feira, 15/09/2011 - 07:04

A homogeneidade do elenco, para comissão técnica e jogadores, é o segredo do êxito do Vasco num ano que começou com percalços, rendeu uma conquista inédita e pode terminar com outro título relevante. Há razão de ser. Sempre que não pôde contar com aqueles considerados titulares, os reservas corresponderam. Bernardo é o artilheiro da temporada, com 13 gols. Élton, o goleador no Brasileiro, com seis. De volante preterido, Jumar virou coringa e tem sido opção constante na lateral-esquerda. Assim como ele, Leandro, Eduardo Costa e Allan são utilizados com frequência. Em São Januário, a maior vitória é ter transformado a condição de titular num conceito de ocasião.

- O trabalho tem sido muito bem conduzido, todos estão satisfeitos com a forma como as coisas são colocadas. Isso explica o bom rendimento de quem entra no time - explica Jumar, que ganhou espaço com a venda de Ramon, a irregularidade de Márcio Careca e a inexperiência de Diego Rosa, laterais de origem.

Em franca recuperação do AVE sofrido há quase três semanas, o técnico Ricardo Gomes não é apenas o mentor de um time que acumula bons resultados e combate a acomodação com consistência. É, sobretudo, o responsável pelo bom ambiente que mantém viva a motivação para a disputa do Brasileiro. Após o triunfo sobre o Coritiba no jogo decisivo da Copa do Brasil, no Couto Pereira, Ricardo celebrou a vitória emendando a pergunta "Vocês querem ficar conhecidos como o time que entrou de férias no primeiro semestre?". O desempenho tem sido coerente com a negativa dos jogadores. Ao lado de Flamengo e Palmeiras, o Vasco é quem menos perdeu (cinco vezes) e tem a quinta melhor defesa do campeonato.

- Sabemos o grupo que temos. Por isso, estamos buscando o topo, é nosso objetivo - lembrou o lateral Fágner.

Para Renato Silva, promovido a dupla de Dedé após a saída de Anderson Martins, as próximas cinco rodadas serão determinantes na definição de quem brigará pelo título, mas a prioridade deve ser sempre o próximo jogo, no caso contra o contra o Grêmio, sábado, em São Januário.

- O Grêmio está bem posicionado na tabela, mais compacto, com dois grandes laterais e uma linha de três no meio-campo que chega para auxiliar o André Lima. É um time perigoso, de tradição.

Fonte: Globo Online