Tamanho da letra:
|

Família de R. Gomes e hospital protestam contra publicação de foto


Sábado, 10/09/2011 - 13:41

A família de Ricardo Gomes e o Hospital Pasteur, onde o treinador está internado desde o dia 28, quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), divulgaram nota, na manhã deste sábado, em protesto contra a imagem do comandante vascaíno estampada na capa de um jornal carioca. Na foto do jornal “O Dia”, a primeira após a cirurgia, Gomes aparece cheio de aparelhos, o que não condiz com a sua atual situação, segundo o hospital. O comunicado fez questão de ressaltar que o técnico respira sem ajuda de aparelhos, está consciente, pronuncia algumas palavras e passa a maior parte do tempo sentado.

O hospital esclarece ainda que é contra a sua política interna a divulgação de imagens de pacientes internados sem a autorização dos mesmos, e que tem atendido à imprensa diariamente com boletins sobre a saúde de Ricardo Gomes.

Confira a nota na íntegra:

“Nota de repúdio as imagens divulgadas hoje (10), pelo Jornal O Dia/Marca

Hospital Pasteur, 10 de setembro de 2011.

Em relação às imagens divulgadas hoje (10), pelo Jornal O Dia/Marca, do paciente Ricardo Gomes, a direção do Hospital Pasteur e a família de Ricardo Gomes manifestam grande repúdio e indignação por esse tipo de publicação, na qual expõe a privacidade do paciente.

O hospital esclarece que, é veementemente contra a sua política qualquer tipo de veiculação de imagens de pacientes internados, sem a prévia autorização dos mesmos, ou de seus representantes legais. Além disso, as fotos divulgadas no jornal O Dia/Marca de hoje, não retrataram o atual quadro de saúde do paciente. Ricardo Gomes está lúcido, colaborativo, respira espontaneamente, pronuncia algumas palavras e fica grande parte do dia sentado em poltrona – fatos que contradizem totalmente as imagens publicadas por esses veículos.

Vale ressaltar, que durante todo esse período de internação do paciente Ricardo Gomes, o Hospital Pasteur vem mantendo uma rotina de informação pública de seu quadro de saúde, através da emissão de boletins médicos diários, pela sua assessoria de imprensa. Contudo, a filosofia do hospital sempre esteve respaldada na transparência, no respeito, na ética e na preservação da privacidade do paciente e seus familiares.

Essa forma de divulgação sensacionalista, desrespeitosa e agressiva compromete o vínculo de confiança entre as instituições, além de desgastar todo um processo sério e competente de terapêutica e acolhimento."



Capa deste sábado de jornal carioca


Fonte: GloboEsporte.com