Tamanho da letra:
|

Empatados no Brasileiro, Vasco e Palmeiras duelam pela Sul-Americana


Quinta-feira, 11/08/2011 - 10:04

Vasco e Palmeiras se enfrentam na noite desta quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), em São Januário, em confronto válido pela Copa Sul-Americana. Será o primeiro de uma série de três jogos, sendo um pelo Campeonato Brasileiro e o outro o duelo que irá definir a classificação para a segunda fase do torneio internacional. E, no que depender do retrospecto recente das duas equipes, a palavra que irá marcar os confrontos é equilíbrio.

Vasco e Palmeiras estão com o mesmo número de pontos na tabela do Brasileiro: 27. Como tem uma vitória a mais, o clube carioca está à frente na tabela. O tira-teima para mudar este panorama só vai acontecer no próximo domingo, também em São Januário. No entanto, este primeiro duelo pela Sul-Americana pode acabar sendo uma prévia do que está por vir.

De um lado, o Palmeiras entra com a esperança de trilhar um caminho mais curto para chegar à sonhada Libertadores, já que o campeão da Sul-Americana ganha uma vaga na competição. O Vasco não pensa desta maneira, já que está assegurado no torneio por ter conquistado a Copa do Brasil. No entanto, quem pensa que o clube ignorou a competição está enganado. Apesar de ter feito modificações na equipe, o pensamento do Vasco é um só: entrar na briga pelo título.

O PFC transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O gaúcho Leandro Vuaden apita o duelo. Ele será auxiliado pelo conterrâneo Altemir Hausmann e pelo pernambucano Erich Bandeira. Todo o trio faz parte do quadro da Fifa.

O que está em jogo

Vasco: o Vasco quer largar na frente para entrar em vantagem na luta pela classificação. O objetivo é alcançar a fase internacional da Sul-Americana e já começar a ambientar o grupo com o clima das partidas fora do país. Assim, terá início um verdadeiro vestibular para a Libertadores, grande objetivo da próxima temporada.

Palmeiras: mais uma chance para o time de Felipão buscar vaga na Libertadores do ano que vem, uma obsessão dentro do clube. Por isso, o técnico avisou que não vai priorizar competições como fez no ano passado – e o Verdão acabou de mãos vazias em todos os torneios que disputou.

As escalações

Vasco: o técnico Ricardo Gomes promoveu algumas modificações na equipe que vinha jogando o Campeonato Brasileiro. O objetivo é dar mais ritmo de jogo a alguns jogadores que estavam há algum tempo sem começar jogando, casos de Julinho, Bernardo e Elton. Juninho Pernambucano é outro que volta como titular, e Renato Silva fará sua estreia na zaga. Felipe e Eder Luis passam a ser opções no banco. O Vasco vai entrar com: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Anderson Martins e Julinho; Romulo, Jumar, Juninho Pernambucano e Bernardo; Diego Souza e Elton.

Palmeiras: Felipão não deve poupar jogadores para o duelo, tanto que até o goleiro Marcos viajou com a delegação. A única dúvida é na zaga, entre Henrique e Maurício Ramos. No lugar de Valdivia, que está com a seleção chilena, Patrik foi o escolhido. O time: Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique (Maurício Ramos) e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Luan; Maikon Leite e Kleber.

Quem está fora

Vasco: convocado para a Seleção Brasileira, Dedé será substituído por Renato Silva. Já Alecsandro será poupado e não vai nem para o banco de reservas.

Palmeiras: o meia Valdivia, que jogou amistoso da seleção chilena contra a França, nesta quarta-feira, e o lateral-esquerdo Gabriel Silva, na disputa do Mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira, são os desfalques.

Fique de olho

Vasco: artilheiro do time na temporada com 12 gols marcados, Bernardo volta a ser titular após três jogos em que nem participou. Motivado, o apoiador quer reconquistar o seu espaço e provar que o tempo que ficou sem jogar foi injusto.

Palmeiras: o atacante Kleber enfrenta seu maior jejum de gols no ano – são seis jogos sem balançar as redes. Diante do Vasco, o Gladiador vai com sede de gol para acabar com a fase de seca. Ele não marca desde 19 de junho, quando fez dois na goleada por 5 a 0 sobre o Avaí, pelo Brasileirão.

O que eles disseram

Ricardo Gomes, técnico do Vasco: “Precisamos de grandes jogos no futebol. Nada melhor do que um Vasco e Palmeiras. Teremos três jogos disputadíssimos contra eles. Na Sul-Americana, só nos interessa chegar na final e conquistar o título. Não temos a motivação da Libertadores. É uma competição internacional e, consequentemente, temos que disputá-la com empenho. É isso que vamos fazer”.

Felipão, técnico do Palmeiras: “Difere apenas a fórmula do campeonato e o enfoque do jogo. Na Sul-Americana são apenas dois jogos para decidirmos nossa sorte, então vamos ver de que forma podemos ter alguma vantagem contra o Vasco. Vamos nos colocar em campo para usufruir do regulamento”.

Números e curiosidades

* Este é o segundo confronto entre Vasco e Palmeiras na história da Copa Sul-Americana. Na primeira partida, em 2008, os paulistas levaram a melhor e avançaram para a próxima fase ao perderem por 3 a 1 em São Januário, e vencerem por 3 a 0 no Palestra Itália.

* Somando todas as competições e amistosos, as equipes se enfrentaram 32 vezes em São Januário, com 16 vitórias do Vasco, nove empates e sete triunfos do Palmeiras. Apenas quatro desses jogos terminaram sem gols.

* A história recente do confronto apresenta três decisões empolgantes. Em 1997, as equipes fizeram a final doBrasileiro, e o Vasco se sagrou campeão após dois empates sem gols no Morumbi e no Maracanã. Em 2000, mais duas decisões, com uma conquista para cada lado. O Verdão ficou com o Torneio Rio-São Paulo, e a equipe carioca sagrou-se campeã da Copa Mercosul em uma decisão histórica com o Palmeiras (2 a 0, 0 a 1 e 4 a 3).

Último confronto

As equipes se enfrentaram pela última vez no Campeonato Brasileiro do ano passado. No dia 12 de setembro, pela 21ª rodada da competição, Palmeiras e Vasco fizeram um jogo bastante movimentado, mas não saíram do 0 a 0, no Pacaembu. Pouco mais de 15 mil torcedores assistiram à partida. Coincidentemente, o árbitro desse jogo, Leandro Vuaden, é o mesmo que apitará o duelo desta noite.

Fonte: GloboEsporte.com