Tamanho da letra:
|

Romário relembra época em que vivia em guerra com a Força Jovem


Quinta-feira, 11/08/2011 - 09:33

Romário esteve num hotel de Brasília, na tarde desta quarta, para o lançamento de um site institucional sobre seu mandato como deputado federal. Durante entrevista coletiva, o Baixinho foi chamado a comentar a turbulência atual na relação entre jogadores e torcedores, tendo como base as ameaças sofridas por Fred e Rafael Moura, do Fluminense, na última semana. Romário, como de costume, não fugiu ao tema, e ainda trouxe um ingrediente a mais na discussão. Segundo ele, há jogadores que dão dinheiro aos torcedores.

O agora deputado lembrou que, durante um período de sua passagem pelo Vasco, viveu às turras com parte de uma organizada do clube. Tudo porque se negou a dar dinheiro.

- Nunca sofri porque porrada que vem de lá saía daqui. É claro que não são todos, mas havia um grupo considerável da Força Jovem que tinha mania de pedir dinheiro aos jogadores e aos diretores para fazer churrasco, para fazer bandeira, para pagar ingresso e ônibus. E um dia eles me pediram, e eu realmente não tinha porque eu estava saindo do treino, e mesmo se tivesse não daria, e de lá pra cá a gente ficou quase um ano e meio em pé de guerra por causa desse não que eu dei pra eles.

Para o ex-jogador, a culpa não é só dos torcedores.

- Existem jogadores que realmente compram torcida, no Vasco principalmente existiam jogadores que pagavam do seu bolso para que a torcida gritasse seus nomes. Hoje o que eu posso te afirmar é que, se existem torcidas organizadas, se existe uma diretoria nessa torcida, a maioria desses torcedores que fazem parte dessa torcida é profissional e ganha alguma coisa para estar ali. Infelizmente existe, não só de hoje, mas a tendência é cada vez mais aumentar, já que o futebol virou negócio para todo mundo, e hoje virou também para o torcedor.

O novo site

Romário utilizou o evento desta quarta para explicar o que pretende com seu novo site institucional. A página traz fotos, vídeos e depoimentos sobre a atuação do ex-jogador na Câmara dos Deputados, além de uma estrutura focada em deficientes físicos e intelectuais

- Vai ser um site 100% destinado a tudo aquilo que eu entendo que um parlamentar deva fazer em seu mandato. E antecipadamente estou avisando que vai ser um site bastante polêmico.

A página já traz, por exemplo, um levantamento feito por um consultor legislativo do Senado que aponta atrasos em 50 das 94 obras previstas para a Copa. Duas estariam ainda em condição crítica: a reforma da Arena da Baixada, em Curitiba, e a construção da Arena das Dunas, em Natal. O deputado aproveitou para criticar os gastos que têm sido feitos até agora nos preparativos para o Mundial e mostrou preocupação com o andamento das obras.

- Na comissão (de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, da qual o deputado é vice-presidente), visitamos seis das cidades-sede, e vamos visitar as outras seis nesse semestre. Estamos muito atrasados no que diz respeito a mobilidade urbana, a aeroportos. Dois ou três estádios estarão prontos para a Copa do Mundo, um ou dois para a Copa das Confederações.

O parlamentar também mostrou algum pessimismo em relação à participação popular nos jogos.

- Eu acredito plenamente que vai ter a Copa, mas vai ter uma Copa que não vai ser para o povo brasileiro, infelizmente. Até porque os preços dos ingressos nos estádios serão preços absurdos. Quando recebemos em Zurique a notícia de que vamos sediar a Copa do Mundo, me foi feita a pergunta se o Brasil pode sediar uma Copa e como seria. Eu respondi que não só pode como seria com certeza a maior copa de todos os tempos. E eu retiro isso - finalizou.

Fonte: GloboEsporte.com