Tamanho da letra:
|

Mazaropi, ex-goleiro do Vasco, quer retomar carreira de treinador


Quarta-feira, 10/08/2011 - 11:11

Geraldo Pereira de Matos Filho, mais conhecido como Mazaropi, é o jogador mais velho inscrito para o Campeonato Brasileiro de showbol, que começa no próximo dia 18. Aos 58 anos de idade, o goleiro defenderá o Grêmio, clube pelo qual conquistou os principais títulos da carreira profissional. Campeão mundial e da Libertadores em 1983, Mazaropi disputará o seu segundo torneio de showbol. O primeiro foi em 2009, quando também defendeu o Tricolor Gaúcho no Brasileiro. Secretário adjunto de esportes de Sapucaia (RS), ele vem mantendo a forma atuando pelo time de masters do Grêmio. Experiente, acredita que sua vivência no esporte superará a diferença de idade para os demais jogadores, que estão na faixa etária entre 35 e 40 anos.

- Sei que tenho uma diferença grande de idade para a maioria dos jogadores de showbol, mas minha malandragem e experiência no esporte ajudam muito. Venho jogando todos os finais de semana no time de masters do Grêmio, portanto não estou parado. Só lamento por não ter tempo durante a semana para fazer uma preparação física, já que tenho me dedicado integralmente à minha função na prefeitura de Sapucaia - afirma ele.

Marinheiro de segunda viagem no showbol, Mazaropi espera ter uma melhor participação no Brasileiro, já que, em 2009, despediu-se da competição logo na primeira fase. Admitindo já estar adaptado à modalidade, ele faz uma comparação com o futebol de campo.

- A bola vem com uma velocidade muito maior no showbol, o que torna o trabalho do goleiro mais difícil. Tem também a tabela, que só é uma vantagem a mais para o jogador de linha. Mas, vale ressaltar que o showbol é espetáculo e uma boa forma de reencontrar ex-companheiros de profissão - diz ele.

Aposentado dos gramados desde 1992, Mazaropi já teve duas experiências como treinador. A primeira foi em 2008, quando dirigiu o Santo Ângelo na segunda divisão do Gauchão. Em 2010, foi a vez de o ex-goleiro comandar o Santa Cruz (RS) na primeira divisão do futebol do Rio Grande do Sul. Terminada a competição, Mazaropi assumiu o cargo de secretário adjunto de esportes de Sapucaia. A distância dos gramados, no entanto, será passageira, se depender da vontade do ex-camisa 1.

- Quero voltar a ser treinador. Acho que as minhas duas primeiras experiências como técnico foram muito válidas. Sei que o treinador tem muitas responsabilidades, talvez até mais que o jogador, mais sei lidar bem com isso - comenta ele, que também foi treinador de goleiros no Japão, por oito anos.

O Grêmio está no grupo A do Brasileiro, ao lado de Vasco, Fluminense e Palmeiras. A estreia do Tricolor Gaúcho será no dia 18, quinta-feira, contra o Fluminense, às 18h30m, em Volta Redonda (RJ). O Grêmio irá para a competição com: Eduardo Martini, Mazaropi, Rafael Jaques, Cassiano, Alexandre Gaúcho, Carlos Miguel, Paulo Nunes, Jamir, Dinho, Eder Gutierrez e André Vieira. O técnico é Yura.

Fonte: Sportv.com