Tamanho da letra:
|

TREM-BALA FAZ MAIS UMA VÍTIMA: VASCÃO 2 X 0 SANTOS


Quinta-feira, 04/08/2011 - 00:01

A expectativa era grande. De um lado Neymar, o atacante mais badalado do país e que vem conquistando uma legião de fãs com seu vasto repertório de dribles e gols. Do outro Dedé, zagueiro que vem subindo de produção a cada partida e que foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez na última semana. E a eficiência do cruz-maltino levou a melhor contra o jeito moleque do santista. Com gols de Diego Souza e do próprio zagueiro, o Vasco venceu o Santos por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O embate entre os dois aconteceram em poucos momentos. Mas Dedé levou a melhor. Desarmou o adversário duas vezes, fez falta em outra. Neymar esteve em noite pouco inspirada. O mesmo não pode se dizer do vascaíno, que, além de ido bem no duelo contra o astro santista, levou os torcedores à loucura com um gol de cabeça. Mas a noite não foi apenas de Dedé e Neymar. Os 17.118 presentes ainda presenciaram um show de Diego Souza. Desde o início o camisa 10 vascaíno foi o principal motor do time carioca com dribles, arrancadas e finalizações como a do primeiro gol do Vasco. Só ele conseguiu roubar um pouquinho das atenções. Por outro lado, Paulo Henrique Ganso esteve apagado.

O Vasco volta a entrar em campo no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), para a disputa do clássico contra o Botafogo, no Engenhão. Já o Santos enfrenta o Ceará, às 16h, no Pacaembu, também no domingo.

Com a vitória, o Vasco pulou para a terceira posição do Campeonato Brasileiro com 27 pontos, quatro atrás do líder Corinthians e a três do Flamengo. O Santos caiu para o 18º lugar e entrou na zona de rebaixamento com 11 pontos.

O JOGO

Com o foco todo nos selecionáveis, o restante do time pareceu entrar mais solto. E quem roubou a cena logo no início foi Diego Souza. Foram dois lances provando que o camisa 10 do Vasco quer encerrar com a inconstância em suas atuações. O primeiro foi uma arrancada fulminante que deixou todos os marcadores para trás. Na hora du chute, foi prensado pela zaga. A bola sobrou limpa para Eder Luis perder gol incrível.

Segundos depois veio o primeiro encontro entre Dedé e Neymar. O atacante tentou passar com o peito a bola para seu companheiro. Atento no lance, o zagueiro se antecipou e tocou para Fagner. A jogada se desenvolveu pela direita e, no bate e rebate, chegou limpa para Diego Souza. Foi o segundo momento do camisa 10 que, desta vez chutou com força para a bola explodir no travessão e terminar dentro do gol. Delírio da torcida vascaína.

O lado direito, por sinal, foi o escolhido pelo Vasco para avançar. As tabelas entre Fagner e Eder Luis eram constante, principalmente porque pela esquerda estava o volante Jumar improvisado e as investidas no ataque eram raras. Estrategicamente, Neymar ficou posicionado por ali querendo aproveitar os espaços. A primeira oportunidade foi de cabeça levando perigo. Em seguida, a primeira arrancada. O atacante virou o jogo e se deslocou para esquerda para receber de volta. Na marcação estava Dedé, que chegou a cortar a bola. Mas, esperto, Neymar recuperou e foi para cima novamente sendo parado apenas com falta. Novamente a torcida explodiu gritando o nome do vascaíno, que cumprimentou educadamente o companheiro de seleção.

A escapada foi um lance isolado do time do Santos que pouco produzia. Apesar da qualidade, o meio-campo pouco produzia e as chances eram isoladas. Paulo Henrique Ganso, mais uma vez, esteve sumido. Enquanto isso, o Vasco seguia buscando jogo. Alecsandro quase marcou. Mas o delírio total na Colina veio em seguida. Falta na esquerda. Felipe na bola. O cruzamento sai perfeito e encontra a cabeça de quem? Dedé. Estádio explode de alegria compartilhando o sentimento do zagueiro que dançou com o sorriso aberto.

A energia em São Januário foi tanta que parece ter causado o curto que deixou parte do estádio por aproximadamente 15 minutos. Nada que mudasse o panorama do jogo. Neymar continuava tentando, mas era neutralizado. As chances do Santos ainda eram esporádicas como um chute de Elano defendido por Fernando Prass. Já o Vasco? Seguia dominando com jogadas pela direita puxadas por Fagner e com um Diego Souza impossível quase seixando novamente sua marca em dois lances seguidos.

Se os 15 minutos de apagão não tiraram o ímpeto do Vasco, o mesmo tempo no intervalo pareceu ter esfriado a equipe. O Santos voltou tomando as rédeas do jogo. Apesar de não ter obrigado Fernando Prass a realizar nenhuma grande defesa, o perigo foi constante. Mas isso não significava uma grande partida de Neymar. Não era por falta de vontade, mas todas as investidas do camisa 11 eram neutralizadas pelo Vasco. Sendo que a maioria delas terminava com Dedé.

Foram necessários cerca de dez minutos para o Vasco entrar em campo. E o primeiro lance de perigo foi bonito e ainda contou com a participação do zagueiro que cativou a torcida vascaína. Após cruzamento da esquerda, Dedé ajeitou de cabeça para Alecsandro tentar uma bicicleta assustando Rafael. O resultado da jogada? Mais gritos da arquibancada exaltando o camisa 26.

O equilíbrio então tomou conta do jogo, o que era favorável ao Vasco. O time passou a administrar o resultado, mas sem descuidar da marcação e sem abdicar totalmente do ataque. Muricy Ramalho tenou uma cartada ao lançar o ex-vascaíno Alan Kardec em campo. Apesar de ter entrado com vontade, o atacante pouco fez. No fim, Dedé saiu vitorioso e vai poder tirar aquela onda com Neymar quando ambos se reencontrarem na Seleção Brasileira para o amistoso contra a Alemanha. Só que, desta vez, ambos estarão do mesmo lado.

GALERIA

Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Fagner
Fagner
Fagner
Fagner
Momento do gol de Dedé
Momento do gol de Dedé
Jogadores comemoram gol de Dedé
Jogadores comemoram gol de Dedé
Jogadores comemoram gol de Dedé
Jogadores comemoram gol de Dedé
Jogadores comemoram gol de Dedé
Jogadores comemoram gol de Dedé
Dedé
Dedé
Dedé
Dedé
Dedé
Dedé
Diego Souza
Diego Souza
Romulo
Romulo
Fagner
Fagner
Romulo
Romulo
Diego Souza
Diego Souza
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Ricardo Gomes
Ricardo Gomes

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 x 0 SANTOS

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Renda/Público: R$ 346.515/14.622 pagantes/17.118 presentes
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR/Fifa)
Auxiliares: Bruno Bostilia (PR) e José Amilton Pantarolo (PR)

Cartões amarelos: Rômulo, Felipe, Diego Rosa (VAS); Edu Dracena, Neymar, Léo (SAN)

GOLS: Diego Souza, 2'/1ºT (1-0); Dedé, 20'/1ºT (2-0)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa (Diego Rosa, 6'/2ºT), Felipe e Diego Souza; Eder Luis (Leandro, 21'/2ºT) e Alecsandro - Técnico: Ricardo Gomes

SANTOS: Rafael; Pará (Alan Kardec, 30'/2ºT), Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Elano, Ibson e Ganso; Neymar e Borges - Técnico: Muricy Ramalho

TROFÉU NETVASCO 2011

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Dedé9.67197.7136
Diego Souza9.60216.5443
Anderson Martins8.79597.3265
Fernando Prass8.42897.1253
Fagner8.256911º6.2290
Romulo7.977613º6.1648
Jumar7.90386.3566
Felipe7.71647.0180
Eder Luis7.64276.6007
10ºEduardo Costa6.999610º6.2639
11ºDiego Rosa6.3865*6.1181
12ºAlecsandro5.969715º6.1152
13ºElton5.964414º6.1320
14ºLeandro5.958018º5.5205
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 2807 | Ranking 2011


Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), O Globo online (fotos, ficha), Site oficial do Vasco (fotos), Fotocom (fotos)