Tamanho da letra:
|

Vasco e Inter duelam por melhor colocação no Brasileiro


Sábado, 09/07/2011 - 13:18

Os momentos são diferentes, mas o objetivo é um só: a vitória. Enquanto o Vasco espera vencer em casa pela primeira vez desde a volta do ídolo Juninho Pernambucano, o Internacional quer confirmar a boa fase e encostar ainda mais no líder Corinthians. Dependendo dos outros resultados, a equipe Colorada pode terminar até na vice-liderança. Já o Cruz-Maltino sonha em afastar de vez qualquer tipo de desconfiança que ainda possa existir após o título da Copa do Brasil. A prova de fogo acontece na noite deste sábado, às 18h30m (de Brasília), em São Januário.

Pela posição na tabela o Internacional pode ser considerado o favorito. Levando em conta o desempenho dos rivais nos últimos jogos, os visitantes estão em vantagem ainda maior. No entanto, o Vasco tem um grande incentivo nesta noite: o primeiro jogo de Juninho Pernambucano diante da torcida desde que retornou ao clube. Empolgados com o momento, os vascaínos se movimentaram e a promessa é de que a Colina se transforme em um verdadeiro caldeirão.

O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O baiano Jailson Macedo Freitas apita o duelo. Ele será auxiliado pelos conterrâneos Adailton José de Jesus Silva e José Oliveira dos Santos.

O que esta em jogo

Vasco: já são dois jogos sem vencer, o que fez com que o Vasco se firmasse no meio da tabela. Contra o Internacional em São Januário, o time não pensa em outro resultado sem ser a vitória. Os três pontos trariam de volta a confiança do torcedor que tem somente se empolgado com o retorno de Juninho Pernambucano e não com o desempenho do time em si.

Internacional: com as três vitórias seguidas, o Inter entrou no G-4 e pode até terminar a rodada na vice-liderança do Brasileirão até com um empate, dependendo de uma grande combinação de resultados. O importante mesmo, entretanto, é conseguir a vitória para se manter no bolo dos primeiros colocados.

As escalações

Vasco: o técnico Ricardo Gomes tem apenas uma dúvida em relação ao time desta noite: Eder Luis. O atacante estava com dores e fará um teste no decorrer do dia para saber se terá condições de jogo. Bernardo passa a ser opção caso o camisa 7 fique fora. De resto, o time será o mesmo que foi derrotado pelo Corinthians no último jogo: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca; Romulo, Juninho Pernambucano, Felipe e Diego Souza; Eder Luis (Bernardo) e Alecsandro.

Internacional: o Inter vai ter duas mudanças em relação ao time que bateu o Atlético-PR. Depois de cumprir suspensão, D'Alessandro volta ao time na vaga de Oscar. Convocado para a Seleção Sub-20, o garoto só pode jogar duas partidas entre a oitava e a décima rodada e será guardado para o confronto contra o Corinthians. Juan, outro colocado convocado, não pegou o Furacão e está confirmado no time no lugar de Índio. O Inter deve ir a campo com Muriel, Nei, Juan, Bolívar e Kleber; Glaydson, Guiñazu, Fabrício e D'Alessandro; Zé Roberto e Leandro Damião.

Quem está fora

Vasco: Nilton segue se recuperando da lesão no joelho direito, assim como o zagueiro Cesinha e o volante Fellipe Bastos, ambos com lesões musculares na coxa esquerda.

Internacional: o Inter não terá o meia Oscar, a serviço da Seleção Brasileira Sub-20, o volante Tinga, com lesão no tornozelo, e o volante Bolatti, suspenso. E segue sem o zagueiro Sorondo e o meia Andrezinho, respectivamente em recuperação de lesão no joelho e de uma fissura na fíbula da perna esquerda.

Pendurados

Vasco: Diego Rosa, Fágner, Felipe e Márcio Careca.

Internacional: Guiñazu.

Fique de olho

Vasco: Juninho Pernambucano mais uma vez será o centro das atenções. Contra o Corinthians, o Reizinho fez sua reestreia. Mas, desta vez, o camisa 8 voltará a jogar diante da torcida que tanto o idolatra. Resta saber se o segundo jogo neste retorno terá o brilho do primeiro quando marcou um gol de falta. Todos esperam por este momento, mas desta vez saindo com a vitória.

Internacional: o meia D'Alessandro cumpriu suspensão na vitória sobre o Atlético-PR e volta normalmente ao time para o jogo em São Januário. O argentino foi um dos destaques do time na última partida colorada fora de casa, na goleada de 4 a 0 sobre o Atlético-MG. A participação de D'Ale terá mais importância ainda devido à ausência de Oscar, o outro armador do time.

O que eles disseram

Ricardo Gomes (técnico do Vasco): "Considero o Internacional um dos melhores times deste Campeonato Brasileiro. Vai ser um jogo duríssimo. O Inter possui uma força ofensiva que poucos clubes brasileiros têm. Eles são capazes de desequilibrar uma partida em poucos lances. Tenho certeza de que vamos receber um dos adversários mais complicados em São Januário".

Falcão (técnico do Internacional): "O ideal é que tivéssemos todo grupo à disposição. Os desfalques vão fazer com que o rendimento caia? Tomara que não. Teremos um jogo muito difícil contra o Vasco. E depois, enfrentaremos o líder do campeonato (o Corinthians). E na volta, o São Paulo. O Colorado tem condições de ganhar os três jogos, respeitando os adversários".

Números e curiosidades

* A média de gols dos jogos entre Vasco e Internacional em Campeonatos Brasileiros é de 2,8 gols por jogo. Foram marcados 126 gols em 44 confrontos e jamais aconteceu um empate sem gols na história deste clássico na competição. No geral, foram apenas dois 0 a 0 (1967 e 80) em 58 jogos.

* Vasco e Internacional já se enfrentaram 26 vezes no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro, com 12 vitórias vascaínas, oito do Inter, além de seis empates.

* Em 1979, as equipes decidiram o título do Campeonato Brasileiro. O Inter venceu as duas partidas finais - por 2 a 0 no Maracanã e 2 a 1 no Beira-Rio - e conquistou o seu terceiro título nacional.

* O primeiro duelo entre Vasco e Internacional aconteceu há 66 anos. Na oportunidade, dia 25 de março de 1945, o Vasco venceu o Colorado em Porto Alegre por 2 a 0.

Último confronto

Na última vez que as equipes se enfrentaram, o Internacional levou a melhor. Jogando no Beira-Rio, o Colorado derrotou o Vasco por 1 a 0, com gol de Edu, aos 2 minutos do segundo tempo. Cerca de 30 mil torcedores assistiram àquela partida, que foi realizada no dia 19 de setembro do ano passado, válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: GloboEsporte.com