Tamanho da letra:
|

Ex-vascaíno Muriqui é ídolo no futebol chinês


Sábado, 02/07/2011 - 04:57

Dois argentinos viraram os alvos principais do Guangzhou Evergrande, atual líder do Campeonato Chinês, no mercado brasileiro: Conca, do Fluminense, e Montillo, do Cruzeiro. Enquando os mineiros recusaram a proposta, o Tricolor carioca está perto de anunciar a transferência do camisa 11. A escolha chinesa pode ter tido a ajuda de um brasileiro: o atacante Muriqui, que está no clube desde junho de 2010, revelou que os hermanos estão na mira da equipe há três meses e que chegou a indicar Conca ao técnico Lee Jang-Soo.

Segundo o ex-jogador de Vasco, Avaí e Atlético-MG, o treinador sul-coreano o consultou sobre os argentinos e perguntou qual deles Muriqui levaria para o Guangzhou. Ídolo da torcida e destaque na conquista da Segunda Divisão na última temporada chinesa, o brasleiro respondeu que contrataria Conca.

- Há uns três meses meu treinador me perguntou quem eu achava que era melhor, o Conca ou o Montillo. Tenho acompanhado o que o Montillo tem feito pelo Cruzeiro. Ele está se mostrando um jogador acima da média, mas nunca o vi jogando de perto. Quando saí do Brasil ele nem tinha chegado. Já o Conca eu cansei de ver. É um cara que todos querem ter no time. Além disso, tenho amigos no Fluminense que falam muito bem dele, da pessoa que ele é. Por isso, eu falei que se fosse para eu escolher, traria o Conca. Não sei até que ponto a minha opinião foi levada em conta, mas estou muito feliz por saber que ele está vindo. Espero que tudo possa se concretizar. Ele chegaria para multiplicar, não é nem para somar (risos). Tomara que ele possa entrar bem no time para me ajudar a continuar marcando gols - disse Muriqui.

Para tirar Conca do Flu, o Guangzhou ofereceu US$ 12 milhões (R$ 18 milhões). Antes, o clube chinês conversou com o Cruzeiro, mas recebeu um "não" pela proposta por Montillo. Além de Muriqui, a equipe conta com mais dois brasileiros: o atacante Cléo, que fez sucesso no futebol da Sérvia, e o meia Renato Cajá, ex-Botafogo.

Muriqui chegou ao clube na Segunda Divisão e se destacou na conquista do título. Atual vice-artilheiro do time no Campeonato Chinês com quatro gols, o atacante tem camisas personalizadas e até máscaras vendidas pelo site oficial da equipe para torcedores. Em 27 jogos com a camisa do Guangzhou, Muriqui fez 21 gols e deu 11 assistências.

- Cheguei na China quando o Guangzhou ainda estava na Segunda Divisão. Subimos com muito esforço, fui o artilheiro da equipe na ocasião, e isso foi um dos motivos que me fizeram ter a relação que tenho com os torcedores e com o clube. A diretoria criou um projeto de marketing para mim, fazem até produtos utilizando minha imagem. Graças a Deus estou conseguindo render bem e fazer gols. Espero manter as coisas dessa forma e continuar aumentando esse carinho com que sou tratado aqui na China - concluiu.


Ídolo da torcida, Muriqui tem até máscara com seu rosto entre os torcedores


Fonte: GloboEsporte.com

Nota da NETVASCO: Muriqui foi o vencedor do Troféu NETVASCO 2004. Para saber mais, clique aqui.