Tamanho da letra:
|

Ricardo Gomes: 'É a hora de fazermos um algo a mais'


Quarta-feira, 08/06/2011 - 11:23

Depois de viveram os piores momentos de suas respectivas histórias, nos últimos anos, Vasco e Coritiba têm a chance da redenção, nesta quarta-feira, a partir das 21h50, no Couto Pereira. Em clima de "volta por cima", os times se enfrentam em busca de um título inédito, o de campeão da Copa do Brasil, que lhes dará o direito de novamente disputar uma Libertadores da América.

Não é pouco para dois clubes que, em passado recente, se viram no fundo do poço, vivendo o drama de disputar a Série B do Brasileiro: os vascaínos, em 2009, e os coxas-brancas, no ano passado. O trauma da segunda divisão, no entanto, parece ter sido benéfico. A partir de então, ambos iniciaram uma reestruturação que os levou de volta à Série A e, não por acaso, à disputa do segundo título mais importante do futebol brasileiro.

Pelo lado do Coritiba, o clima é de intensa euforia, pois a Copa do Brasil coroa uma campanha quase perfeita, nos primeiros seis meses de 2010. O time foi campeão paranaense invicto e ficou 29 jogos sem perder no ano.

O Vasco não teve um bom começo de ano, mas cresceu bastante sob o comando do técnico Ricardo Gomes e chega à final invicto e em ascensão.

Embora jogue em desvantagem, pois perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, o sentimento no Coxa é de que a decisão será muito equilibrada. Para ser campeã, a equipe paranaense precisa vencer por diferença de dois gols. Um empate por qualquer placar ou vitória por diferença de um gol, a partir de 2 a 1, dá o título ao Vasco.

“Espero um confronto equilibrado, com possibilidades iguais para as duas equipes, pela própria trajetória dos times, que merecem estar na final”, diz o técnico Marcelo Oliveira.

O treinador reconhece a vantagem vascaína, mas considera o título aberto, confiando no apoio da torcida e na força do time no Couto, onde venceu todos os 5 jogos que disputou pelo torneio. “Está em aberto. O Vasco tem a vantagem, mas nós temos a nossa torcida e vamos em busca do título”, completou.

Apesar de considerarem a vantagem pequena, os jogadores do Vasco demonstram muita confiança, pelo retrospecto do time como visitante. Dos cinco jogos que disputou fora de casa, venceu três e obteve dois empates.

Já o técnico Ricardo Gomes considera que o time joga por um gol, que pode fazer toda a diferença na partida.

"Nossa conta é muito simples: temos de fazer um gol. O objetivo é o mesmo da partida contra o Avaí, apesar de desta vez termos a vantagem do nosso lado. Independentemente disso temos de manter a postura agressiva que nos fez chegar até aqui. Espero que no jogo seja mais um bom momento para nós nesta temporada. É a hora de fazermos um algo a mais".

Outro trunfo vascaíno é que a equipe jogará completa, pois terá os retornos de Eder Luis e Ramon, que se recuperaram de lesões.

O Coritiba terá o desfalque do atacante Anderson Aquino, um dos artilheiros do time, mas que está supenso. O técnico Marcelo Oliveira não revelou a escalação mas pode ter uma carta na manga: o retorno do atacante Marcos Aurélio, após seis semanas em recuperação de uma lesão muscular.

Fonte: UOL