Tamanho da letra:
|

Herói do último título, Wellington Monteiro aposta no Vasco este ano


Sexta-feira, 29/04/2011 - 14:18

Tem gente que nem se lembra, mas a última conquista do Vasco sobre o Flamengo foi a Taça Guanabara em 2003. No mesmo ano o clube terminou campeão do Carioca iniciando ali seu jejum de conquistas de Primeira Divisão. O herói daquele título não foi Marcelinho Carioca ou Petkovic, as estrelas do elenco, mas sim um coadjuvante que nem gozava de muito prestígio com a torcida: Wellington Monteiro. O volante entrou improvisado na lateral esquerda e acabou decidindo a conquista com um belo gol no empate em 1 a 1 contra o rival - Zé Carlos fez para o Rubro-Negro.

Wellington Monteiro lembra perfeitamente do lance. Ele se recorda que o técnico Antônio Lopes tinha dado instruções bem claras a ele antes do jogo. A principal delas era não atacar. Como estava improvisado na lateral, Wellington deveria ficar ajudando os defensores, mas ao iniciar a tabela com Marcelinho Carioca viu uma oportunidade de atacar e acabou premiado com um gol lembrado com carinho até hoje pelos vascaínos.

- Foi um lance rápido. Vi a brecha e comecei a correr. Na hora o Lopes com aquela voz estridente dele começou a berrar para eu voltar. Mas o Marcelinho deu um lançamento perfeito e eu toquei de carrinho na saída do Julio Cesar. Foi um lance rápido e bonito. Parecia até um atacante, coisa que eu nunca fui na vida (risos) - afirmou Wellington que, aos 32 anos, disputou o Campeonato Paulista pelo Linense e hoje negocia com o Figueirense para o segundo semestre.

O jogo está vivo em sua cabeça, mas os momentos que o antecederam também. As pessoas podem negar, mas o próprio Wellington Monteiro admite que o clima no clube é outro quando o adversário é o Flamengo. Ele se recorda que o então presidente Eurico Miranda disse que uma vitória sobre o Flamengo era mais importante que um título Brasileiro, por exemplo.

- Ele só falava que não importava o placar e sim o resultado final. O clima era tipo o do Barcelona contra o Real Madrid esta semana. Era uma forma de incentivo, mas também uma pressão enorme. A sorte é que o grupo assimilou aquelas palavras e conseguiu conquistar o título. Espero e torço para que o Vasco repita no domingo o que fizemos naquele ano - disse.

Paizão de Bernardo, Wellington diz que ele irá decidir

Do elenco atual, Wellington Monteiro elogiou Diego Souza, Felipe e Alecsandro. Para ele, o time tem qualidade e pode sim vencer o Flamengo e conquistar não só a Taça Rio como também o Carioca, quebrando os dois jejuns: vitórias sobre o rival e títulos. Mas não é em nenhum dos experientes em quem ele aposta. Para o volante, quem irá decidir para o Vasco é o jovem apoiador Bernardo, de 20 anos.

A amizade entre os dois começou ano passado, quando jogaram juntos pelo Goiás. Segundo Wellington Monteiro, Bernardo é um dos jogadores mais talentosos com quem já trabalhou. Ele, inclusive, se considera um paizão do jovem.

- Ele é jovem, mas tem muita qualidade. No Goiás, inicialmente, não davam muito destaque para ele. Mas depois ele foi ganhando confiança e mostrando bom futebol. E é um bom menino. Ele escuta os conselhos quando erra. Nossa amizade começou por isso. Fui como um pai para ele na hora em que mais precisou dentro e fora de campo. Tenho certeza que ele fará a diferença contra o Flamengo - decretou.

Fonte: GloboEsporte.com