Tamanho da letra:
|

Clube dos 13 assina contrato com a RedeTV em nome do Vasco


Quarta-feira, 23/03/2011 - 20:48

Vencedora da licitação que o Clube dos 13 promoveu no dia 11 de março para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol em TV aberta no triênio 2012-2015, a RedeTV! oficializou contrato com a entidade nesta quarta-feira. O grupo se aproveitou de procurações para assinar em nome de 15 times, e agora promete uma briga jurídica para fazer valer o negócio.

Entre os 20 integrantes do C13, apenas Corinthians, Fluminense, Goiás, Palmeiras e Santos não foram considerados no acordo. Os demais foram incluídos, seja por vontade ou por decisão compulsória.

Para isso, o C13 se baseia em documentos que avalizaram empréstimos bancários. A garantia dada à entidade para a obtenção de dinheiro foi a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014. Como esse contrato ainda não havia sido assinado, o grupo pediu procurações das equipes para ter direito de negociar em nome delas.

''Esses times estavam precisando de empréstimos, e não podiam esperar a negociação do triênio seguinte. Essas procurações foram dadas como garantias para os bancos, e ficou acertado que a negociação seria feita pelo Clube dos 13'', disse Ataíde Gil Guerreiro, diretor-executivo de relações institucionais e de marketing da entidade, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira.

Em meio ao processo de montagem do modelo de licitação para TV aberta, o Clube dos 13 acompanhou uma debandada. Muitos de seus membros rechaçaram participar da negociação conjunta e disseram que preferiam ter conversas individuais com as TVs interessadas.

A insurgência foi liderada pelo Corinthians, que chegou a falar em pedir desfiliação do C13. Houve adesões de pelo menos 12 outros times no grupo contrário ao modelo proposto pela entidade.

Nesse processo, a Globo anunciou que não faria proposta. A Record, horas antes de os envelopes serem abertos, também desistiu de participar. Portanto, a oferta de R$ 516 milhões anuais da RedeTV! por TV aberta foi a única que o C13 recebeu.

O problema é que o grupo dos dissidentes ignorou o resultado da licitação e continuou conversando com as emissoras interessadas. Até o momento, oito equipes já anunciaram acordos com a Globo (Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Sport, Vasco e Vitória). O Fluminense também já acertou com o canal, mas ainda não oficializou isso.

Como o C13 se escora em procurações, portanto, Coritiba, Cruzeiro, Grêmio, Sport, Vasco e Vitória passam a ter dois contratos de cessão de direitos para o Campeonato Brasileiro em TV aberta. Isso deve dar origem a uma briga jurídica.

''Assinamos um contrato com a RedeTV!. Temos 15 assinaturas, e só não temos as de Corinthians, Fluminense, Goiás, Palmeiras e Santos'', ratificou Gil Guerreiro. A emissora paulista havia condicionado o acordo à presença dos 20 times do C13, mas manteve o vínculo a despeito das cinco ausências.

Fonte: Máquina do Esporte