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Clube dos 13 definiu edital de licitação dando vantagem à Globo


Quarta-feira, 23/02/2011 - 14:39

A diretoria do Clube dos 13 definiu na manhã desta quarta-feira a regra do edital de licitação para os direitos de transmissão de TV aberta do Campeonato Brasileiro para o triênio de 2012 a 2014. A TV Globo, que atualmente detém os direitos, foi avaliada como melhor comercialmente para os clubes e por isso ganhou vantagem na disputa: ela poderá oferecer 10% a menos do que as concorrentes (TV Record e Rede TV) e mesmo assim será a vencedora – as propostas serão feitas em envelopes fechados no dia 11 de março. O valor mínimo estabelecido é de R$ 500 milhões por ano, portanto Record e Rede TV precisam partir de R$ 551 milhões.

A decisão ocorre em meio à crise entre os clubes que fazem parte do C13, que hoje mantém o direito de negociar os direitos do Brasileirão. Primeiro o Corinthians, depois os quatro grandes clubes do Rio (Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense), anunciaram que não concordam com o formato definido e ameaçaram deixar a entidade e negociar diretamente com as emissoras, o que pode causar problemas na transmissão do Brasileiro a partir de 2012 (a edição deste ano ainda é da TV Globo).

O C13 disse que não recebeu pedido de desligamento de nenhum clube e, por enquanto, continua sendo responsável pela negociação dos direitos de transmissão dos 20 associados. “O modelo como foi definido nos agradou. O que não me agrada é uma possível dissidência. Por isso queremos conversar com os clubes para não ter problemas, unidos somos mais fortes”, disse Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos.

Mais detalhes

Além do ágio favorável à TV Globo, outros pontos da licitação foram definidas e aprovadas pela diretoria do C13 nesta quarta-feira: a emissora vencedora não poderá transmitir partidas para o estado em que os jogos ocorram (isso visa fortalecer a venda de pacotes pay per view); as imagens das partidas serão propriedade do Clubes dos 13, e não mais das emissoras; e 20% do valor do triênio será adiantado até abril de 2011, como forma de antecipar receita para os clubes.

Participaram da runião no C13 Fábio Koff, presidente da entidade, e representantes do São Paulo, do Internacional e Atlético-PR, que fazem parte da diretoria, e do Santos, Bahia e Atlético-MG, que formaram a comissão que analisou os formatos da licitação. Botafogo, membro da comissão, e Flamengo, da vice-presidência, não mandaram representantes. O primeiro não deu explicação e o segundo alegou que o horário não favorecia.

O modelo de licitação das outras mídias (TV fechada, pay-per-view, internet e celular) ainda não foi definida, mas o C13 acredita que esteja fechado até antes do início do Brasileiro 2011, em abril.

Fonte: Terceiro Tempo