Tamanho da letra:
|

Eurico critica palestra do Barcelona e comenta transição do Vasco em 2008


Terça-feira, 23/11/2010 - 12:02

Um dos precursores do Clube dos 13, Eurico Miranda foi um dos dirigentes de futebol que acompanharam, a convite da entidade, a palestra de Ferran Soriano concedida durante a Soccerex Global Convention, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Ex-vice-presidente do Barcelona, ele expôs pontos de sucesso do clube catalão, mas que não agradaram o polêmico cartola. À imprensa, o ex-presidente do Vasco menosprezou o conteúdo exposto por Soriano.

"De tudo o que eu ouvi, acho que não temos nada a aprender com eles. Acho até que eles é que precisam aprender com a gente", criticou Eurico. Perguntado sobre o legado de sua gestão para a atual cúpula do Vasco, que reclama ter recebido dívidas quando assumiu em 2008, ele voltou a comentar sobre o palestrante espanhol.

"Vim da palestra de um cara que parece ter vindo ensinar uma coisa que já é feita. Quer resolver endividamento? É só trabalhar com recebível, que é adiantamento", afirmou Eurico. O ex-presidente do Vasco refutou as críticas que recebe por ter entregue o clube à Roberto Dinamite com cotas de televisão já recebidas. Se disse pioneiro nesse tipo de solução, mas se atrapalhou ao tentar explicar. "Trabalhar com recebível não é adiantamento".

Curiosamente, Dinamite esteve na mesma palestra acompanhada por Eurico Miranda, de quem é desafeto atualmente. Na saída, citou as dificuldades herdadas por sua gestão para explicar atrasos de salários e outros problemas do Vasco. "Quando chegamos, a cota já estava antecipada até o outro ano. Não tinha nada a receber em dois anos e tinha que fazer equipe competitiva", reclamou. "Você não pode arrecadar R$ 1 milhão e pagar R$ 2 milhões".

Eurico ainda negou ter responsabilidade no bloqueio das contas do Vasco em razão de dívidas fiscais, o que impediu por um período a entrada de recursos da patrocinadora Eletrobrás. O ex-presidente culpou a gestão Dinamite pelo problema.

"Não interessa se tinha ou não dívida fiscal (quando Dinamite assumiu). A dívida estava equacionada. Você assume o clube, precisa de certidões, mas você que assumiu não paga. Aí vai lá e consegue que também o que não foi pago seja parcelado para que possa receber os recursos. Aí você recebe uma parcela e não paga mais nada. Seis meses depois você não vai conseguir certidão, é evidente. A irresponsabilidade dos atuais mandatários é que levou a não receber da Eletrobrás", se defendeu.

Perguntado se poderia ser candidato à presidência do Vasco mais uma vez, Eurico negou. De forma curiosa, ele disse ainda que não pretende ser dirigente de outra administração. "Tem um ditado antigo: quem anda de cavalo não vai pra burro. Não vou voltar. Atingi tudo no Vasco, no futebol e no esporte", afirmou, para em seguida criticar a mídia, de forma velada à Rede Globo.

"Como ator principal, o Vasco não interessa, como nunca interessou. A mídia não gosta. Aquela mídia que tem interesses no futebol. O Vasco obrigatoriamente participava das decisões. Hoje recebe as coisas prontas e tem que se submeter". Atual presidente do Conselho Benemérito do clube, Eurico disse que continua defendendo os interesses vascaínos.

Fonte: Terra