Tamanho da letra:
|

Olavo é escolhido empresário carioca do ano pela revista Veja Rio


Domingo, 21/11/2010 - 10:11

Eles se destacaram em 2010

Escolhidas por VEJA RIO, as doze personalidades que marcaram a história da cidade em diferentes áreas de atuação: negócios, educação, cultura, esporte... Suas trajetórias são modelos de determinação e talento, exemplos que merecem ser reconhecidos e copiados

(...)

Empresário

Olavo Monteiro de Carvalho

Bem-sucedido no mundo dos negócios, o representante de uma das famílias mais conhecidas da cidade abraçou uma causa nobre: atrair investimentos para o Rio

Ele podia ficar recolhido em casa — e que casa —, uma suntuosa mansão fincada em um terreno de 100 000 metros quadrados no bairro de Santa Teresa. Expoente da terceira geração de uma tradicional família da sociedade carioca, o líder do grupo Monteiro Aranha, Olavo Egydio Monteiro de Carvalho, 68 anos, abraçou uma missão pela nobreza da causa. Convidado pelo prefeito Eduardo Paes, o empresário é, desde julho, presidente do conselho gestor da Rio-Negócios. Trata-se de uma agência de desenvolvimento nos moldes da britânica Think London, criada para promover a cidade e atrair investidores. Dono de um faro apurado para transações comerciais e com uma extensa agenda de contatos, Olavo é perfeito para a função de embaixador informal da cidade. Seu poder de sedução e as tiradas certeiras são marcas das recepções que realiza. Uma das últimas contou com a presença do magnata francês François-Henri Pinault, que comanda a holding detentora das marcas Puma e Gucci. “Na verdade, ele veio passear”, conta o anfitrião. “Mas, após a nossa apresentação, voltou convencido da necessidade de apostar por aqui.”

Não foi o primeiro a se encantar com a persuasão de seu interlocutor. Potenciais investidores, já arregimentados, acenam com aplicações na faixa de 1,3 bilhão de reais e a criação de 4 700 empregos. Na quarta passada (10), a General Electric (GE) anunciou a construção de seu centro de pesquisa na Ilha do Fundão. A IBM também deve instalar um complexo semelhante por aqui. “Queremos mostrar que, além de um ótimo lugar para passar férias, a cidade é um excelente centro de negócios”, diz. O amor pelo Rio, por sinal, tem ocupado espaço crescente em sua apertada agenda. Em 2005, assumiu a Associação Comercial com o intuito de dar nova relevância à casa. Pouco depois, engajou-se na campanha para eleger o Cristo Redentor uma das sete novas maravilhas do mundo. Foram duas iniciativas bem-sucedidas. “Gosto de ajudar”, afirma ele, em uma varanda com vista para o Corcovado e o Pão de Açúcar.

Fonte: Veja Rio Online

Nota da NETVASCO: Olavo Monteiro de Carvalho é o presidente da Assembleia Geral do C.R. Vasco da Gama, um dos 5 poderes do clube.