Tamanho da letra:
|

Dinamite fala sobre CT, salários e permanência de PC e Caetano


Sexta-feira, 19/11/2010 - 10:51

O ano termina para o Vasco da mesma maneira que começou: sem vaga na Libertadores. A frustração é evidente e os três últimos jogos de uma temporada sem títulos servirão para algo mais que o prêmio de consolação camuflado de Copa Sul-Americana. Uma avaliação está em curso para definir dispensas e contratações. Ao fazer um balanço e adiantar os planos para 2011, o presidente Roberto Dinamite afirmou que o time não treinará mais em São Januário, garantiu a permanência do técnico PC Gusmão e do diretor-executivo Rodrigo Caetano, criticou a perda de pontos em casa e falou sobre patrocínio e salários atrasados.

Depois de sequer entrar na zona de classificação para a Libertadores durante todo o Brasileiro, no qual ficou seis rodadas na zona de rebaixamento, o Vasco quer encerrar a sua participação de maneira digna e revelando jogadores, como o volante Renato Augusto, 20 anos, que fará seu primeiro jogo como titular no domingo contra o Cruzeiro.

Em 2011, para criar um entrosamento maior, o plano é que os times profissional e das categorias de base treinem no mesmo local, ainda não definido e que poderá ser até alugado, como foi no início do ano quando o time principal treinou em um campo da Marinha na Avenida Brasil.

- Os treinos irão sair de São Januário. Isto é fato. O caminho é ter o nosso CT, nosso espaço de treinamento. Mesmo que, no início, ainda não seja o definitivo. É fundamental para o gramado de São Januário não sofrer este castigo pelo qual passou em 2010, e para reunir o profissional e a base - disse Dinamite.

Rodrigo Caetano condicionou a sua permanência ao projeto de construção do CT para 2011. Ou pelo menos seu início, a pedra fundamental. O dirigente também pediu uma previsão de orçamento e contratação de reforços. A renovação do contrato do dirigente, que já começou a fazer o planejamento e definiu a pré-temporada em Vila Velha (ES), virou uma novela que pode estar perto do fim:

- A visão não é do Rodrigo Caetano, é da diretoria e da comissão técnica, da qual fazem parte o próprio Rodrigo e o PC. Hoje, os dois estão dentro do Vasco, têm contrato e queremos que permaneçam... Vamos contratar, montar um time competitivo, mas dentro das nossas possibilidades.

Salários atrasados

O problema dos salários e direitos de imagem, que estão atrasados, ainda não têm solução e passam pelo acerto de patrocínio com a Eletrobrás. A última cota (R$ 3 milhões) foi retida, porque o clube não apresentou certidões negativas de débito. Os documentos foram, ao longo do ano, o principal entrave para o recebimento de recursos da estatal.

- Queremos resolver da $maneira possível o problema da Eletrobrás, mas não é tão simples. Queremos pagar sempre em dia para poder cumprir nossos compromissos e cobrar do elenco. Mas me diga qual o clube que está em dia? Se disser, dou parabéns - disse Dinamite.

O dirigente não acredita que o Vasco tenha feito um Brasileiro irregular devido ao rombo financeiro em seu orçamento. Este ano, os salários chegaram a atrasar até três meses:

- Não acredito que jogador faça corpo mole devido ao salário atrasado. Já joguei sem receber por três meses e fomos campeões. Agora, é claro que, se um time, qualquer time, está em baixa, o patrocinador recua... Se vencermos, teremos mais recursos, é simples.

Sobre os três últimos jogos, contra Cruzeiro, Corinthians e Ceará, o presidente quer vitórias em todos, mesmo que beneficiem o Fluminense:

- Temos jogos importantes que servirão também para a nossa avaliação interna, com a comissão técnica e diretoria de futebol. Não adianta eu falar que esperava mais do time, mas é certo que poderíamos ter feito melhor. Vamos ver onde erramos, o que é melhor e pode ser aproveitado em 2011. Precisamos ser campeões.

Na quinta-feira, PC Gusmão comandou mais um coletivo com o time que vai enfrentar o Cruzeiro. Carlos Alberto entra no lugar de Felipe, suspenso, e Renato Augusto no de Rômulo. Fágner volta à lateral-direita.

Fonte: O Globo online