Tamanho da letra:
|

Vasco e Urubu são os que menos marcaram gols de cabeça no Brasileiro


Sábado, 23/10/2010 - 17:22

Está faltando cabeça a Vasco e Flamengo no Brasileiro. Não, isso não quer dizer que os times estão descontrolados. O problema de ambos é falta de pontaria nos cabeceamentos durante os jogos. Os rivais têm o menor número de gols marcados nesse quesito entre todos os times participantes do torneio: três.

Tanto em São Januário, quanto no Ninho do Urubu, há dificuldade de encontrar a resposta para esse problema. Em ambos os times, é comum ver esse fundamento ser treinado.

- É um muito importante treinar bastante este tipo de jogada, já que podem decidir uma partida. Ainda mais porque temos bons cabeceadores. O Vanderlei sempre deu muita ênfase a este tipo de lance – disse o volante Maldonado, que não conseguiu detectar nenhum motivo para a falta de gols de cabeça do time rubro-negro.

Na Colina, há um motivo evidente que ajuda a entender essa falta, embora não explique totalmente. Por conta das más fases de Nunes e Rafael Coelho, o time joga sem centroavante, o que faz com que o time explore menos esse tipo de jogada. PC ainda encontra outra explicação.

- É característica da equipe. O Vasco nunca teve o hábito de jogar com bolas alçadas na área. E tem a marcação também. Da mesma forma que a gente treina ofensivamente, os outros treinam defensivamente – analisou.

Os líderes desse quesito são Botafogo e Grêmio. No Glorioso, esse tipo de jogada costuma render muitos gols não só através de Loco Abreu, mas também de outros jogadores, como o zagueiro Antônio Carlos. No Tricolor, Jonas, artilheiro do Brasileiro, tem se destacado nas finalizações.

Confira o ranking dos times que mais fazem gols de cabeça no Brasileiro:

Botafogo - 12
Grêmio - 12
Corinthians - 11
São Paulo - 11
Cruzeiro - 10
Vitória - 10
Atlético-MG - 9
Fluminense - 9
Internacional - 7
Atlético-PR - 6
Avaí - 6
Ceará - 5
Grêmio Prudente - 5
Palmeiras - 5
Santos - 5
Atlético-GO - 4
Goiás - 4
Guarani - 4
Flamengo - 3
Vasco - 3

Fonte: GloboEsporte.com