Tamanho da letra:
|

Vasco e Avaí se enfrentam pressionados por um bom resultado


Quinta-feira, 16/09/2010 - 10:34

Quando a bola rolar nesta quinta-feira, em São Januário, o que se verá em campo são duas equipes pressionadas por motivos diferentes. O Vasco, 12 º colocado, com 28 pontos, vem de uma série de cinco empates em seis jogos, e precisa vencer para voltar a sonhar com a Libertadores. Por sua vez, o Avaí, que vem em uma queda livre na tabela, tendo conquistado apenas dois pontos nos últimos sete jogos, tem que aumentar sua pontuação para se afastar da zona de rebaixamento. O clube catarinense é o primeiro fora do Z-4, com 24 pontos, a apenas três da área de perigo. O jogo tem início às 21h (horário de Brasília).

A partida marcará também a volta de Antônio Lopes a São Januário. O treinador, que teve muitas glórias no clube, mas que foi um dos comandantes no ano da queda para a Série B, ainda tem muitos amigos na Colina. Entre eles, o meia Felipe, que não irá a campo por não sentir segurança em realizar todos os movimentos.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real a partir das 20h30m. O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil.

O QUE ESTÁ EM JOGO

Vasco: o time cruzmaltino empatou cinco de seus últimos seis jogos e se afastou do G-4. Para voltar a sonhar com a Libertadores, a equipe precisa dar fim a essa sequência de igualdades e voltar a vencer. Um empate ou uma derrota podem aproximar o time da zona de rebaixamento.

Avaí: o clube catarinense tenta por fim à série de sete jogos sem vitórias. Durante este período, a equipe despencou do G4 para a 14ª colocação. Uma derrota em São Januário pode deixar o time próximo à zona de rebaixamento.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: : o técnico PC Gusmão deve escalar quase a mesma equipe que enfrentou o Avaí. Novidades apenas na lateral esquerda e no ataque. Ramon, que volta de lesão, será titular na defesa. Sem o atacante Nunes, o treinador cruzmaltino terá que decidir entre Rafael Coelho, Jonathan e Fumagalli. Provável escalação: Fernando Prass, Fágner, Titi, Dédé e Ramon (Max); Rafael Carioca, Nilton, Felipe Bastos e Zé Roberto, Eder Luis e Rafael Coelho (Jonathan).

Avaí: para tentar acabar com a má fase do Leão da Ilha, Antônio Lopes deve mudar o esquema para 3-6-1, promovendo a entrada de Gabriel na zaga. No meio, Rudnei cede lugar para Diogo Orlando; Davi e Sávio irão se revezar na ala esquerda, no lugar antes ocupado por Eltinho; e, na frente, Vandinho, recuperado de lesão, retoma a titularidade.O time deve começar a partida com a seguinte formação: Renan; Rafael, Émerson, Gabriel; Patric, Marcinho Guerreiro, Diogo Orlando, Leandro Bonfim (Caio), Davi e Sávio; Vandinho

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o meia Carlos Alberto, que ainda se recupera de lesão na coxa. Felipe e Nunes pediram para não jogar para melhorarem a parte física. Allan, com a Seleção Brasileira sub-19 no Japão, é outro desfalque.

Avaí: o atacante Roberto, artilheiro do Leão da Ilha no Brasileirão, segue entregue ao departamento médico. O jogador deve voltar aos treinos na próxima semana.

PENDURADOS

Vasco: Ernani, Fernando, Jumar, Nilson, Fumagalli e Titi.

Avaí: Vandinho e Leandro Bomfim.

FIQUE DE OLHO

Vasco: apesar do Vasco não estar fazendo muitos gols nos últimos jogos, o meia Zé Roberto tem aproveitado bem as oportunidades que recebe. Nos treino desta semana, o jogador mostrou precisão nos exercícios de finalização.

Avaí: após desfalcar a equipe contra o Cruzeiro, Vandinho está de volta ao ataque do Avaí. O jogador já balançou as redes em três oportunidades no Brasileirão 2010 e é a esperança de gols da equipe catarinense em São Januário.

O QUE ELES DISSERAM

PC Gusmão (técnico do Vasco): "É um decisão dentro da nossa casa. Nada de fora pode vir a tirar a nossa concentração da partida. A gente precisa da vitória e não pode deixar nada atrapalhar isso".

Davi, meia do Avaí: "Precisamos agir e fazer o que o professor Lopes está pedindo. Ficamos muito tristes após o último jogo (derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, na Ressacada), mas estamos trabalhando para dar a volta por cima."

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Vasco e Avaí se enfrentaram apenas duas vezes pelo Campeonato Brasileiro, com uma vitória para cada lado. Contudo, o time catarinense leva a melhor por ter marcado mais gols (2 contra 1).

* O único gol vascaíno foi marcado pelo atual presidente, Roberto Dinamite. O jogo aconteceu em 1974, no Maracanã.

*Os jogos do Avaí são os que tem média de gol mais alta no Brasileiro (2,95). O time já balançou as redes adversárias 30 vezes, mas sofreu 32 tentos.

ÚLTIMO CONFRONTO

No último confronto entre Vasco e Avaí, o time cruzmaltino levou a melhor. O Gigante da Colina bateu o rival por 3 a 1 no torneio amistoso realizado durante a Copa do Mundo. Curiosamente, essa partida marcou a estreia do técnico PC Gusmão.

Contudo, no primeiro turno do Brasileiro quem se deu bem foi o Avaí. A equipe catarinense venceu o duelo por 2 a 0, na Ressacada.

Fonte: GloboEsporte.com