Tamanho da letra:
|

Clássico entre Vasco e Fluminense pode ser o de maior público do Brasileiro


Terça-feira, 17/08/2010 - 11:06

Um clássico que tem tudo para se transformar em uma grande festa do torcedor e quebrar o recorde de público do Campeonato Brasileiro de 2010. Vasco e Fluminense se enfrentam no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), no último jogo antes de o Maracanã fechar parcialmente para as reformas da Copa do Mundo de 2014 e ter a capacidade reduzida. Segundo o plano de jogo divulgado pela Suderj, a carga total de ingressos é de 86.553, sendo que 66.757 são vendidos para o público e outros 19.796 são de cadeiras de honra, perpétua, camarotes, gratuidades e cortesias dos clubes.

Como nenhum outro estádio utilizado nos jogos da Série A tem a capacidade máxima do Maracanã, o clássico carioca pode entrar para a história - já nesta 15ª rodada - como o maior público do Brasileirão de 2010. Com o início das obras, o estádio carioca só poderia receber 45 mil torcedores e o Morumbi passaria a ser o maior palco da competição com a capacidade máxima de 67.428 pessoas. O Mineirão já está fechado para as reformas. Atualmente, o recorde da competição é do duelo entre Fluminense e Internacional, com 57.454 torcedores.

Atrativos não faltam para o torcedor lotar o Maracanã. O Fluminense lidera não apenas o Brasileirão como tem também a melhor média de público da competição. E o clássico vai marcar a estreia de Deco com a camisa 20 tricolor. Já o Vasco arrancou após a Copa do Mundo, deixou a zona de rebaixamento e está em nono lugar, a um ponto apenas de chegar à zona de classificação para a Libertadores. O técnico Paulo César Gusmão vai ter a chance de, pela primeira vez, escalar o quarteto Felipe, Zé Roberto, Carlos Alberto e Éder Luís.

As celebridades devem comparecer em peso ao Maracanã. E ocupar não apenas os 1.910 lugares dos camarotes. O humorista Beto Silva pensa ir com o filho para a arquibancada e participar da festa que os tricolores têm feito nos jogos do clube no Brasileirão.

- Meu filho (Gustavo, de 16 anos) é fanático pelo Fluminense e estou pensando em assistir ao jogo ali mesmo no meio da galera, na arquibancada mesmo. Está todo mundo muito empolgado que nem precisa fazer campanha (para o torcedor lotar o Maracanã). O time está muito bem e o Deco nem estreou ainda. A equipe está sobrando, jogando muito bem. É ruim ficar achando que vai ganhar antes, mas estamos no caminho certo - disse o casseta Beto Silva, que é figurinha carimbada no Maracanã.

O ator e roteirista vascaíno Bruno Mazzeo também está ansioso para o clássico. O Vasco venceu os três últimos jogos e ainda não perdeu no Brasileirão sob o comando de Paulo César Gusmão. O técnico, aliás, que começou a temporada no Ceará, é o único invicto da competição.

- Claro que vou! Vai ser um jogaço pra confirmar a boa fase do futebol carioca. Os dois times vêm de invencibilidades longas, mas está na hora de o Vasco acabar com essa moral do Fluminense - disse Bruno Mazzeo.

Nesta segunda-feira, foram vendidos 8.827 ingressos antecipados para o clássico. A expectativa dos dois clubes é que até quinta-feira todas as entradas estejam nas mãos dos torcedores.

Fluminense e Vasco têm o melhor rendimento no Brasileirão após a Copa do Mundo. Em sete rodadas, o Tricolor conquistou 17 dos 21 pontos possíveis. Já o Vasco obteve 15 pontos com quatro vitórias e três empates.

- Tenho certeza que a torcida do Vasco vai estar lá. A torcida está demonstrando dentro de São Januário que está apoiando a equipe. Quando ela joga junto, o time fica bem mais forte - disse Paulo César Gusmão.

Muricy Ramalho, que recusou o convite da CBF para dirigir a seleção brasileira para seguir o trabalho no Fluminense, considera que o clássico tem tudo para ser um dos grandes jogos desta edição do Campeonato Brasileiro. O treinador tricolor destaca a ótima fase dos clubes.

- Vai ser muito legal. O Vasco também ganhou os últimos jogos e está montando um bom grupo. Temos que valorizar isso. Os clubes estão procurando melhorar o espetáculo. Vai ser um grande clássico. Acho que o Maracanã vai ficar pequeno (para o torcedor) - disse o treinador.

Brincadeiras não faltam também entre os torcedores. Beto Silva lembrou de jogos especiais em que o Fluminense venceu o Vasco ao longo da história.

- Lembro bem de dois jogos contra o Vasco que me marcaram. Um foi a final do Brasileirão de 1984 e o outro aquele do elástico do Rivelino no Alcir Portela. É bem antigo, não é? (risos). Mas agora vai ter freguesia para todo lado.

Bruno Mazzeo aposta na presença em massa da torcida vascaína

- O time está bem pra caramba, ganhando direto, em ascensão, e a torcida do Vasco comparece sempre.

Fonte: GloboEsporte.com